domingo, 3 de julho de 2011

Nossa Senhora do Carmo (escapulário)

Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.

Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do Reino de Deus e traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.

Todo cristão deve ter especial devoção por Maria, pela função que esta mulher representa na história da salvação, sendo a mãe de Jesus. “Mas quando veio à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido à lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção” (Gl, 4, 4-5)

Não sendo diferente no Carmelo, desde o principio os carmelitas reconheceram Nossa Senhora não só como a mãe de Jesus, mas como a usa própria mãe, a ponto de na tradição carmelitana se fazer uma analogia entre a nuvenzinha vista pelo Profeta Elias no Carmelo (1Rs, 18) com a Virgem, pois assim como a nuvenzinha traria a chuva a Israel que vivia numa grande seca, ou seja a benção, Nossa Senhora foi aquela que derramou a chuva de graças, e não só sobre Israel mais sobre todo a mundo nos concedendo o Salvador.

Porém, a devoção a Mãe de Deus no monte Carmelo se inicia com os primeiros carmelitas, que no centro entre suas celas (habitação dos frades) construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora, que passa a ser chamada de Senhora do Lugar, e posteriormente Senhora do Carmo. Carmelo significa jardim, o jardim do Carmelo foi ornado com a mais bela Flor, Maria, e por relação tão íntima dos carmelitas para com a Virgem, esses ficam conhecidos como os Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Os frades em 1238 foram expulsos do Monte Carmelo e assim chegaram a Europa, cultivando a mesma pura e profunda devoção pela Mãe do Senhor; é na Inglaterra que se dá outro importante fato da tradição mariana no Carmelo, aconteceu em 1251 quando São Simão Stock, por ver as grandes dificuldades que a Ordem enfrentava na, Europa, reza a Santíssima Virgem, e esta lhe aparece e toca o escapulário de seu habito, prometendo proteção a todos que dele se revestissem. São Simão reza então um das mais belas orações marinas da Igreja, que depois se tornaria o hino a Virgem do Carmo, a oração diz: “Flor do Carmelo, Videira florida, Esplendor do Céu, Virgem Mãe singular. Mãe afável, mas sempre Virgem, aos carmelitas, sê tu propícia. Estrela do mar.

Desde este dia os frades começaram a usar o escapulário como insígnia de devoção a Maria. Muitas outras pessoas passaram também a usá-lo, tornando o escapulário a segunda maior devoção mariana da Igreja. São incontáveis as pessoas que se encontram sobre especial proteção da Irmã do Carmelo, por usarem esta veste, que é uma marca colocada no coração de cada um, para que sirva de memorial a Virgem Santíssima, e sempre recorramos a ela em nossos corações, sendo um convite para se viver na divina presença e como Maria guardar todas as coisas em nosso coração.

Você também é convidado a fazer parte desta família, participe da novena de Nossa Senhora do Carmo, e de sua solene festa no dia 16 de Julho, peça a imposição do Santo Escapulário e manifeste sua devoção a Mãe de Jesus.

Também nesse domingo que é o dia do Senhor, recorramos à benção de Maria, para que com seu exemplo e auxilio possamos mais perfeitamente seguir seu filho Jesus.
Orações a N. Sra. do Carmo

Nota: Meu Pai nasceu no dia a seguir ao dia Padroeira de Corturim, Nossa Senhora do Carmo (16 Julho).

Sem comentários: