Avançar para o conteúdo principal

Igreja de Altura


A igreja do Imaculado Coração de Maria, em Altura, comunidade da paróquia de Castro Marim, será dedicada e benzida, dia 11 de Junho de 2005, pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, no decorrer de uma Celebração Eucarística que acontecerá pelas 15 horas.



Para a comunidade cristã local, o dia da inauguração da tão esperada igreja reveste-se de uma importância ímpar, pois passarão a poder contar com uma infraestrutura pastoral que em parte também foi construída graças à sua generosidade e colaboração.
Depois de assinado, em 25 de Março de 2000, o protocolo entre a diocese do Algarve e Câmara Municipal de Castro Marim que estabelecia o financiamento de verbas para construção da nova igreja, só em Outubro de 2002 é que a obra foi finalmente iniciada.
A construção da infraestrutura contemplou quatro fases distintas mas segundo o actual pároco, o padre Marclino de Freitas, «o financiamento garantido pela autarquia não chegou para terminar a primeira fase». De acordo com o sacerdote, «as obras de construção dos alicerces e estrutura da nova igreja importaram em 675 mil euros e a totalidade da verba atribuída pela edilidade não ultrapassou os 500 mil euros».
No entanto, garante ainda o padre Marcelino de Freitas, a segunda e terceira fases, que contemplaram respectivamente a edificação do salão paroquial e das salas de catequese e da residência paroquial e das duas casas mortuárias, «contaram com o apoio da população». «Todos os construtores civis de Altura, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Monte Gordo ofereceram materiais de construção para a obra e também alguns operadores turísticos da zona contribuiram», afirma.
Foi ainda promovida, pelos membros da comunidade, uma campanha para aquisição dos bancos da igreja, sendo que «as pessoas associaram-se em grupos para que cada um conseguisse angariar 500 euros», valor de cada assento.
A última fase da obra foi a edificação da nave da igreja, construção que custou cerca de 170 mil euros.
Apesar de ainda não conseguir contabilizar o valor total da construção, o padre Marcelino de Freitas assegura que 70 por cento do seu custo está já liquidado.
Para o pároco, «a nova igreja vai sobretudo ajudar as comunidades vizinhas de Monte Gordo e Manta Rota, uma vez que as pessoas dessas localidades deixarão de ter o incómodo de fazer grandes deslocações para poder participar na Eucaristia».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...

PORTUGUESE FEMALE POWER On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club. Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)! But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo,...