sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Noz-moscada

Árvore de grande porte, que chega a 20 metros de altura. Possui fruto semelhante ao damasco, com semente parda, que é utilizada na culinária como condimento. Provém da ilha de Banda, na Indonésia. tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é ter a semente guardada em vidros e ralar na hora: conserva o aroma e o sabor. Mais usadas em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhado em cima, no caso de cremes feitos em banho maria.

Formidável para tempero de carnes, ou qualquer receita de carne moída. Ideal para molho bechamel e em bebidas, com leite quente ou gelado. ë imprescindível nos pudins de pão.Indicada para a digestão, flatulências, geralmente associada a eupépticos. Externamente, em fricções é utilizada contra o reumatismo crônico e dores lombares. Tem também propriedades estimulantes e alucinogénicas. Não deve ser consumido por gestantes pois é abortivo.

O interior de um fruto amarelo da árvore de noz-moscada, a semente. O fruto maduro se abre, revelando uma semente de noz-moscada dura e negra. Ela então é seca para ser utilizada na cozinha. O interior esbranquiçado da noz-moscada é mais macio e parece teia de aranha, com um sabor mais delicado.
2.Escolha sua noz-moscada. Existem duas maneiras diferentes de se comprar a noz-moscada: O meio mais comum é em pó, pré-moído em recipientes de vidro ou plástico, pronto para o uso. A noz comprada deste modo deve ser usada rapidamente para que não perca o sabor, pois ele se perde com o contato com o ar e os aromas da cozinha.
◦O método preferido, devido a dar um melhor sabor, é comprar a noz inteira. Você vai precisar de um ralador (especial ou comum) para ralar a noz-moscada, e alguns fabricantes incluem um ralador descartável na embalagem da noz. É melhor comprar um ralador de aço inox que irá durar muito, possivelmente a vida toda se bem cuidado. O aroma e sabor da noz-moscada ralada na hora não pode ser superado, e a noz inteira pode ser armazenada por até um ano.
3.Use a noz-moscada em pratos salgados. Ela vai bem como tempero em alguns tipos de pratos: Queijos, Abóbora, Sopas, Espinafre, Massas, Guisados , caldos, salsichas, Pratos com curry
4.Use noz-moscada em pratos doces. Novamente, a noz-moscada é usada mais tradicionalmente com os seguintes pratos: Tortas , including rhubarb and custard, Bolos , especialmente bolos temperados, Pudins, Doces com baunilha
5.Use noz moscada como cobertura de bebidas. Ela é ideal para:
◦Ser borrifada sobre um capuccino ou um café com leite, Milkshakes, Chá Chai, Bebidas a base de leite ou soja, Vinhos temperados

Dicas•A noz moscada é nativa das ilhas Moluccas e é plantada principalmente nas índias.
•Uma noz moscada inteira é o equivalente de 2-3 colheres de chá de noz moscada moída.
•Não confunda a noz-moscada com uma noz comum: ela é uma semente.

Avisos•Evite usar quantidades abusivas de noz moscada (mais do que 2 colheres de sopa), pois em grandes quantidades ela pode ser alucinógena e venenosa. As quantidades usadas em culinária, não tem chances de produzir estes efeitos.
Materiais necessários•Ralador especial para noz-moscada, ou um ralador comum

Sem comentários: