Avançar para o conteúdo principal

Noz-moscada

Árvore de grande porte, que chega a 20 metros de altura. Possui fruto semelhante ao damasco, com semente parda, que é utilizada na culinária como condimento. Provém da ilha de Banda, na Indonésia. tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é ter a semente guardada em vidros e ralar na hora: conserva o aroma e o sabor. Mais usadas em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhado em cima, no caso de cremes feitos em banho maria.

Formidável para tempero de carnes, ou qualquer receita de carne moída. Ideal para molho bechamel e em bebidas, com leite quente ou gelado. ë imprescindível nos pudins de pão.Indicada para a digestão, flatulências, geralmente associada a eupépticos. Externamente, em fricções é utilizada contra o reumatismo crônico e dores lombares. Tem também propriedades estimulantes e alucinogénicas. Não deve ser consumido por gestantes pois é abortivo.

O interior de um fruto amarelo da árvore de noz-moscada, a semente. O fruto maduro se abre, revelando uma semente de noz-moscada dura e negra. Ela então é seca para ser utilizada na cozinha. O interior esbranquiçado da noz-moscada é mais macio e parece teia de aranha, com um sabor mais delicado.
2.Escolha sua noz-moscada. Existem duas maneiras diferentes de se comprar a noz-moscada: O meio mais comum é em pó, pré-moído em recipientes de vidro ou plástico, pronto para o uso. A noz comprada deste modo deve ser usada rapidamente para que não perca o sabor, pois ele se perde com o contato com o ar e os aromas da cozinha.
◦O método preferido, devido a dar um melhor sabor, é comprar a noz inteira. Você vai precisar de um ralador (especial ou comum) para ralar a noz-moscada, e alguns fabricantes incluem um ralador descartável na embalagem da noz. É melhor comprar um ralador de aço inox que irá durar muito, possivelmente a vida toda se bem cuidado. O aroma e sabor da noz-moscada ralada na hora não pode ser superado, e a noz inteira pode ser armazenada por até um ano.
3.Use a noz-moscada em pratos salgados. Ela vai bem como tempero em alguns tipos de pratos: Queijos, Abóbora, Sopas, Espinafre, Massas, Guisados , caldos, salsichas, Pratos com curry
4.Use noz-moscada em pratos doces. Novamente, a noz-moscada é usada mais tradicionalmente com os seguintes pratos: Tortas , including rhubarb and custard, Bolos , especialmente bolos temperados, Pudins, Doces com baunilha
5.Use noz moscada como cobertura de bebidas. Ela é ideal para:
◦Ser borrifada sobre um capuccino ou um café com leite, Milkshakes, Chá Chai, Bebidas a base de leite ou soja, Vinhos temperados

Dicas•A noz moscada é nativa das ilhas Moluccas e é plantada principalmente nas índias.
•Uma noz moscada inteira é o equivalente de 2-3 colheres de chá de noz moscada moída.
•Não confunda a noz-moscada com uma noz comum: ela é uma semente.

Avisos•Evite usar quantidades abusivas de noz moscada (mais do que 2 colheres de sopa), pois em grandes quantidades ela pode ser alucinógena e venenosa. As quantidades usadas em culinária, não tem chances de produzir estes efeitos.
Materiais necessários•Ralador especial para noz-moscada, ou um ralador comum

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...