Avançar para o conteúdo principal

Dolmabahçe, Galata e Taksim

O palácio de Dolmabahçe foi construído entre 1843 e 1856 no declínio do império Otomano. Este opulento palácio parece querer mostrar a riqueza e poder do império Otomano mas na verdade a história era outra. O povo estava em revolta por uma onda de nacionalismo europeu, o exército Otomano estava obsoleto e desorganizado e suas finanças descontroladas.

O palácio se encontra a margem do estreito de Bósforo e é imenso. Possui enormes salões, inúmeros quartos e banhos Turcos. O palácio é divido em duas partes: a oficial e o harém.

Cristais de bacará, quadros de pintores famosos, mobílias super luxuosas, tapetes da famosa cidade de Hereke, cada metro quadrado foi revestido com tudo o que o dinheiro pode comprar de melhor.

Existe um salão de festa de 2.000 metros quadrados com um lustre de 4 toneladas e meia presente da Rainha da Inglaterra. Por causa do seu imenso tamanho, o aquecimento deste salão era iniciado 3 dias antes da festa.

Ataturk, o fundador da República Turca, morou neste palácio por 3 meses, vindo a falecer no mesmo. Você poderá visitar o seu quarto particular e seu escritório. Quarto simples, símbolo de um homem que trabalhou e viveu por seu país.

A torre de galata foi construída ao redor de 528 A.C. Ela foi chamada de "Grande Bastão" pelos bizantinos e "Torre de Jesus" pelos Genovêses. Hoje o que você pode ver é a construção que foi feita pelos Genovêses que se estabeleceram em Istambul entre o século 14 e 15. A torre pegou fogo e foi destruida mas foi restaurada durante o império otomano.

A torre de galata se sobressae em 140 metros do Corno Dourado, foi cena de eventos interessantes. Durante o tempo de Sultão Murat IV, Hezarfen Ahmet Çelebi- que é conhecido por ter feito várias tentativas de voar a Okmeydani, prendeu asas aos seus braços em uma ocasião na tentativa de voar da torre de galata. Ele teve sucesso e os ventos de Bosforos o levaram a um outro distrito de Istambul chamado Uskudar.

Nestes mesma época algumas pessoas amarravam cordas e desciam da torre, subindo novamente pelas mesmas cordas. Eventualmente, isto se tornou um tipo de competição.
A torre de galata também foi usada como uma prisão na época do de Sultão Suleyman e depois se tornou dormitórios miltares dos ottomanos. Mais tarde ela foi usada como um tipo de farol.

Hoje você poderá subir ao seu topo e terá uma visão maravilhosa da antiga constantinopla, do Bosforos e Corno Dourado.

Fomos a Taksim. Dia de Chuva a potes.
A quem tenha perdido o chapéu por duas vezes.
Compras no Taksim, Igreja de Sto Antonio, Mercado das Flores..
"Lira e Lara"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Hora em Que a Casa Respira

 O  relógio da sala estava parado às três e dezassete. Não avariado: cansado. Amélia aprendera a medir os dias por ele, e agora imitava-o — ficava sentada, rendida, à espera de que nada acontecesse. A casa cheirava a linho fechado e a ossos fervidos. As paredes tinham a cor dos dentes que já não mordem. Sobre a mesa, três peças de porcelana: duas gastas, uma intacta, branca demais para aquela divisão, como um erro esquecido. Amélia entrou com o pé a arrastar. O soalho gemeu, reconhecendo-a. No espelho do corredor, ajustou o lenço sem se encarar. O reflexo demorou a obedecer. Quando surgiu, o lenço já estava torto — e o reflexo não se apressou a corrigir. Amélia não sorriu. Na cozinha, a chaleira começou a chiar cedo demais, um som curto, aflito. Desligou o gás e pousou a mão no metal quente. O ardor espalhou-se devagar, confundindo-se com o cheiro da sopa esquecida, ambos igualmente antigos, ambos familiares. Sentou-se. Os joelhos estalaram. A porcelana intacta vibro...