segunda-feira, 5 de julho de 2010

Palácio de Topkapi

O Palácio de Topkapi foi residência dos sultões por três séculos. Topkapi significa porta (kapi) redonda (Top). Mehmet o conquistador construiu o palácio logo após a conquista de Constantinopla em 1453.

Hoje o Palácio é dividido em salas com exposições de objetos em ouro (tronos, xícara, talheres, berço, jóias, quilos e quilos em ouro) cravejados em pedras preciosas, prata, cerâmicas, miniaturas, roupas e artigos sagrados para os muçulmanos (Você podera ver entre outros objetos sagrados os fios da barba e marca do pé do profeta Maomé). Esmeralda de 83 kilates, panoramica para o mar, estreito de Bósforo.

O Harém do palácio de Topkapi, cheio de mistérios e lendas é aberto ao publico e você poderá ver como as mulheres, mães e concubinas dos sultões viviam. Certamente mulheres belíssimas, faziam o que podiam de melhor para ter a atenção do sultão, mas o harém também era um local governado com tradição, obrigatoriedade e cerimonias.

Museu do Mosaicos;
Hárem;
tesouro;
Quiosques;
Exposição Russa;
Sumo de laranja: Portakal.
Bazar Egipcio: especiarias, candeeiros, tapetes;
há pessoas que se passam... chegam ás feiras, que a loucura de regatear salta cá para fora, quando se fala em tapetes, ui..

Ponte de Gálatas, para jantar peixe. Ponte por cima com os pescadores a pescar e por baixo restaurantes para comer peixe..

Comerciantes da rua, compraram camisolas de Lacoste, puff, pulseiras e terços, t-shirts... estavam a comentar que eu não tinha comprado nada. Não tinha visto nada de interesse.
Andamos para a frente, paramos num com pulseiras.. e o comerciante, virou-se para mim e deu-me uma pulseira. Eu disse que não queria, que não estava interessada.
"Fou you"
"No thanks"
"Gift"
"No, no want" e não quis.
"I go away"
"gift"
Vim me embora, agradecida pelo presente.
E puseram-me no pulso. Um pulseira com um olho. Ainda hoje tenho esse pulseira no pulso. Pode ser que me dê sorte..ou amor. Sabe-se lá.

Sem comentários: