A Turquia situa-se entre a Europa e a Ásia. Na sua componente europeia a Turquia faz fronteira com a Bulgária a noroeste, com a Grécia a oeste e a noroeste, e é limitada pelo Egeu a oeste. Na Ásia, está limitada a norte pelo Mar Negro e a sul pelo Mar Mediterrâneo. Tem fronteiras a sul com o Iraque e com a Síria, a este com a Arménia e com o Azerbeijão (Nakhichevan), a sudeste com o Irão e a nordeste com a Geórgia.
A superfície total do país é de 814.578 km2 e tem um total de 8.333km de litoral. Ancara é a capital e Istambul, a sua maior cidade, une dois continentes sobre o espectacular estreito de Bósforo.
Para fins geográficos, o país divide-se em:
Sete regiões, a Região da Marmara, a Região do Egeu (oeste), a Região do Mediterrâneo (sul), a Região da Anatólia Central, a Região da Anatólia Oriental, a Região da Anatólia do Sudeste e a Reggião do Mar Negro (norte). Oficialmente, divide-se em 81 províncias.
A Turquia disfruta de climas distintos de acordo com a região, ainda que o clima mediterrânico domine com Verões quentes e secos e Invernos suaves e chuvosos, sobretudo nas regiões dos mares da Marmara, do Egeu e do Mediterrâneo. Na região do Mar Negro o clima é subtropical com Verões quentes, Invernos suaves e pluviosidade alta.
A gastronomia turca é muito diversificada e rica.
A variedade de pratos, sequências e combinações da cozinha turca, tornam a sua descoberta extremamente aliciante.
A cidade de Izmir acolherá em 2015 a EXPO IZMIR cujo tema central é "Saúde para Todos". Clique: www.expoizmir2015.org/~
Curiosidades
Sabia que... Istambul é a única cidade do mundo que se localiza em dois continentes: Europa e Ásia. Durante os seus 25 mil anos de história foi capital do Império Romano, Bizantino e Otomano.
Duas das sete maravilhas do mundo antigo ficavam na Turquia: o templo de Artemis em Éfeso e o mausoléu de Halicarnassus em Bodrum.
São Nicolau, actualmente conhecido como “Santa Claus” ou Pai Natal, nasceu e viveu em Demre, na costa mediterrânica da Turquia. Esta aldeia tem a famosa igreja de St.Nicholas, onde está o sarcófago onde se acredita estar o seu túmulo.
O primeiro homem a voar era Turco. Usando duas asas, Hezarfen Ahmet Celebi voou da torre Galata sobre o rio Bósforo para aterrar em Uskudar no séc.XVII.
Muitos arqueologistas e estudiosos da Bíblia acreditam que a Arca de Noé aterrou no monte Ararat (Ağrı Dağı) no Leste da Turquia.
A famosa batalha de Tróia decorreu na parte oeste da Turquia, onde actualmente se encontra uma estátua de madeira com os restos do cavalo de Tróia.
Foram os Turcos que introduziram o café na Europa.
De acordo com a tradição Turca, um estranho à porta de casa é considerado um convidado de Deus e deve ser acomodado convenientemente.
Júlio César proferiu a sua famosa proclamação Veni Vidi Vici (chegar, ver e vencer) na Turquia depois de derrotar Pontus, um formidável reino na zona do Mar negro.
Alexandre o Grande conquistou um vasto território actualmente localizado na Turquia e também dividiu o Gordion Knot na capital Frígia, não muito longe de Ancara, a actual capital Turca.
Aesop, famoso no mundo inteiro pelas suas fábulas e parábolas, nasceu na Anatólia.
Parte da costa Sudoeste da Turquia foi um presente de casamento de Marco António a Cleópatra.
Decorrem anualmente na Turquia pelo menos 150 escavações arqueológicas.
A escrita foi usada pela primeira vez pelo povo da Anatólia. As primeiras tábuas do abecedário datam de 1950 a.C.
A última casa da Virgem Maria foi na Turquia, em Selçuk.
Leonardo Da Vinci desenhou projectos para uma ponte sobre o Bósforo, o estreito que separa a Europa da Ásia.
O representante de Carlos V da Holanda, Embaixador Ogier Ghiselin de Busbecq, na corte de Süleyman, o Magnífico, introduziu as túlipas da Anatólia na Holanda.
Em 1492 o Sultão Beyazid II, depois de saber da expulsão dos judeus, mandou os navios Otomanos trazê-los em segurança para terras Otomanas.
São Paulo nasceu no Sul da Turquia, em Tarso. Passou parte da sua vida entre os Cristãos da Anatólia dedicando a maior parte das suas Epístolas bÍblicas aos mesmos.
Istambul alberga a histórica estação ferroviária de Sirkeci, última paragem do Expresso Oriente-Simplon, “rei dos comboios e comboio dos reis”, que fazia o trajecto entre Paris e Istambul desde 1883 a 1977.
Nota: Este mapa não foi feito com medidas precisas. Nossa intenção é que você tenha ideia da localização dos pontos turísticos de maior importância. Note que alguns lugares são bem próximos uns dos outros. Lembro também que Istambul é uma cidade muito grande com aproximadamente 14 milhões de habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário