Avançar para o conteúdo principal

Cebolinho

Planta liliácia, de folhas verdes, roliças, usadas como condimento.
É originária da Sibéria e foi introduzida no Brasil, pelos portugueses. Rico em vitaminas A e C, o cebolinho é da família das cebolas.

De facto, o gosto tem uma reminiscência a cebola, mas mais delicado, porque contém menos enxofre. Quanto finamente cortado, a sua cor verde-clara faz dele um suplemento muito atractivo e saboroso dos pratos em que se usa. É uma das clássicas fines herbes juntamente com a salsa, estragrão e cerefólio, e casa-se muito bem com pratos de ovos, como omeletes, e com molhos à base de ovos.

Uma mão-cheia de cebolinho picado é o acabamento perfeito para quase todas as saladas, sopas ou molhos, melhorando-lhe o sabor, bem como a apresentação. As flores de cebolinho podem ser espalhadas por cima das saladas para se obter um melhor sabor e aspecto visual.

É perfeito para pratos salgados como carnes, peixes, refogados e sopas. Pode ser utilizado tanto o bulbo quanto as folhas, fresco ou refogado. Um cozinhado demorado diminui-lhe o sabor, pelo que é melhor adicioná-los aos pratos no último minuto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...