Avançar para o conteúdo principal

BIZÂNCIO 2010

trata-se de organizar e prepara a viagem à cidade que, na história do planeta, mais tempo se manteve (ininterruptamente) como a primeira cidade do mundo.

Constantino, Imperador Romano, muda a capital do Império para lá (e levou-lhe o nome), e, por mais de mil anos (até à sua tomada pelos Turcos Otomanos, em 1453) é a maior e mais importante cidade do planeta. Nem Roma conseguiu isso.

O centro de importância comercial, político, etc, deslocou-se para lá, e, até ao século XV, o que havia para ver do mundo ia-se a Constatinopla para ver (era chamada o olho do mundo).

Quando foi tomada passou a ser Istambul, e ainda é a maior cidade da Europa... (qualquer coisa como o dobro de Londres, só por causa das dúvidas).

A Igreja de Santa Sofia (hagia sofia: santa sabedoria) foi a maior do mundo até estar completa a Basílica de São Pedro em Roma (e foi a maior do mundo durante mais de mil anos, São Pedro de Roma já não é a maior do mundo...). Mas, desde aquele ano de 1453 passou a ser uma mesquita (desde o princípio do século XX é uma espécie de museu-monumento nacional)

Comentário: já temos andamento... Preços, hoteis, passeios, vistos, passaportes, liras turcas, stress...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...