Avançar para o conteúdo principal

BIZÂNCIO 2010

trata-se de organizar e prepara a viagem à cidade que, na história do planeta, mais tempo se manteve (ininterruptamente) como a primeira cidade do mundo.

Constantino, Imperador Romano, muda a capital do Império para lá (e levou-lhe o nome), e, por mais de mil anos (até à sua tomada pelos Turcos Otomanos, em 1453) é a maior e mais importante cidade do planeta. Nem Roma conseguiu isso.

O centro de importância comercial, político, etc, deslocou-se para lá, e, até ao século XV, o que havia para ver do mundo ia-se a Constatinopla para ver (era chamada o olho do mundo).

Quando foi tomada passou a ser Istambul, e ainda é a maior cidade da Europa... (qualquer coisa como o dobro de Londres, só por causa das dúvidas).

A Igreja de Santa Sofia (hagia sofia: santa sabedoria) foi a maior do mundo até estar completa a Basílica de São Pedro em Roma (e foi a maior do mundo durante mais de mil anos, São Pedro de Roma já não é a maior do mundo...). Mas, desde aquele ano de 1453 passou a ser uma mesquita (desde o princípio do século XX é uma espécie de museu-monumento nacional)

Comentário: já temos andamento... Preços, hoteis, passeios, vistos, passaportes, liras turcas, stress...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...