Avançar para o conteúdo principal

BELTANE

Os antigos povos europeus celebravam no mês de Maio o desabrochar e desenvolvimento da Natureza, as roupagens de folhas e flores da Mãe Terra, o tempo quente, os impulsos amorosos humanos, simbolizados no casamento sagrado do Deus Verde da Vegetação com a Donzela da Terra. Enquanto os gregos enfeitavam um galho de oliveira ou louro com fitas coloridas e frutos levando-o em procissão e guardando-o como símbolo de fertilidade até o ano seguinte, os romanos homenageavam as deusas Flora e Maia com alegres encontros entre moças e rapazes, dançando enfeitados com grinaldas de flores. O Mastro de Maio enfeitado com flores e fitas era levado por jovens vestidos de verde e com grinaldas de flores - em procissão pelas ruas, para simbolizar a nova vida e compartilhar os poderes criativos da natureza.

Depois os casais dançavam em redor do mastro (que representava o falo do Deus Verde fertilizando a terra e as mulheres) para receber sorte e protecção. Os antigos acendiam fogueiras nas colinas e passeavam nos campos com tochas acesas invocando purificação para todos.

Vamos festejar: o poder vivificador da natureza nas nossas vidas, a renovação dos sonhos, o regresso da esperança e a criação sempiterna do universo. Festejamos a deusa do Amor, a face Amante da Deusa, e todos os aspectos do Amor: da auto-estima, ao amor romântico, ao ÁGAPE, o amor espiritual.

É tempo de abrirmos o coração para curarmos as feridas de amor, que nos impedem de expressar a nossa natureza e afecto. Vamos reforçar o nosso compromisso de manifestarmos mais apreço, valorização e reconhecimento a nós mesmos e aos outros.
Vamos dançar em redor do mastro, entretecendo simbolicamente as fitas coloridas do nosso destino, tecido pelas nossas mãos. Vamos dançar ao som de tambores e de música celta própria deste festival da alegria, da amizade e da diversão!

Beltane é um louvor a Terra, à Mãe Natureza, à Vida em todo o seu esplendor. É uma comemoração muito bela e de grande significado.

Em Beltane nós abrimo-nos para o deus e a deusa da juventude. Não importa a idade que temos; em Beltane unimo-nos ao fogo da vitalidade e permitimos que essa energia nos rejuvenesça e cure. Na juventude, essa ligação entre as energias masculina e feminina tem um cariz marcadamente sensual; mais tarde na vida, podemos aprender a criar essa união dentro de nós mesmos, das nossas naturezas feminina e masculina. A integração yin/yang, com a anima/animus, da alma e da personalidade, é um caminho espiritual. Beltane representa também este tempo onde podemos abrir-nos amorosamente para este trabalho permitindo que a natural união das polaridades ocorra. Este é um trabalho essencialmente alquímico.

Sábado dia 01 Maio, das 19H00-23H00 em Sintra, na Quinta das Murtas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...