Google Analytics

    MINHA AUTORIA    PIMENTINHA    LIVROS    FILMES

25 de fevereiro de 2010

Saúde capilar – Mitos dos Cabelos

Hidratar o rosto e fazer uma limpeza de pele passam por capricho na rotina da maioria das mulheres. Mas pense nos seus hábitos dos últimos dois dias: secador, champô e condicionador especiais, além de um leave-in, provavelmente, são tão comuns à rotina quanto escovar os dentes. Os cuidados com os cabelos são parte importante da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo. Difícil, mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione.

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?
Não. A raiz não apodrece, mas dormir com os cabelos molhados traz riscos para saúde. Com a região húmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa.

Cortar o cabelo na fase certa da lua faz com que ele cresça?
Não. O cabeleireiro afirma que a lua não interfere na beleza dos cabelos. Apesar do misticismo em volta da Lua, até hoje ninguém conseguiu provar a verdade dele. O ideal é cortar o cabelo a cada três meses, não importa a estação do ano ou a fase da Lua.

O cabelo se acostuma com o champô depois de 6 meses de uso?
Não. Quem causa prejuízo para o cabelo não é o champô, mas o modo com que você lava os cabelos. O champô limpa e pronto. Mas algumas pessoas não retiram totalmente os produtos do cabelo nas lavagens, ficando com a impressão de que o champô não funciona mais.

Lavar o cabelo todos os dias causa a queda?
Não. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos cabelos, como explica o cabeleireiro da Condor. O certo, realmente, é lavar todos os dias, a não ser que você tenha algum problema, como ferimentos no couro cabeludo.

Arrancar os cabelos brancos colabora com o aparecimento de outros?
Não. Se você arrancar um fio branco, pode ficar tranquila, não vão nascer mais sete. Os cabelos brancos aparecem sendo arrancados ou não, o facto de arrancar um cabelo branco só vai contribuir com a dor, pois a raiz desse fio irá imediatamente produzir outro fio com as mesmas características.

Água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis?
Sim. A água fria não abre as cutículas dos cabelos, deixando uma aparência mais bonita para o cabelo. A temperatura da água fria danifica menos os cabelos porque ela não consegue abrir as cutículas. Com isso, o brilho fica mais evidente além de ressacar menos e de não deixar os cabelos oleosos demais.

Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e dá caspa?
Sim. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. Existem cabelos que possuem raiz oleosa e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador apenas irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de humidade, tampando os poros capilares.

Esfregar as pontas com champô faz com que elas fiquem mais ressecadas?
Não. O cabelo deve ser lavado por inteiro. Se for feito com cuidado, podemos esfregar as pontas, sem riscos de prejudicar a beleza dos cabelos. A lavagem deve ser feita por partes, começando pela raiz, descendo até o comprimento e, por último, chegando às pontas, mas esse esfregão deve ser feita com a palma das mãos, sem colocar as unhas.

O stress provoca queda de cabelo?
Sim. O stress pode levar até mesmo à calvície, já que absorve a energia do corpo, como explica o cabeleireiro oficial da condor. O stress absorve as energias que estão estocadas para outras actividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células. Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.

Curiosidades:
CABELOS
• Diariamente, perdemos cerca de 80 cabelos
• O homem tem cerca de 5 milhões de pêlos no seu corpo
• Os pêlos das pestanas renovam-se de 6 em 6 meses

Sem comentários: