domingo, 24 de janeiro de 2010

Rui veloso partilha 30 anos de memórias com fãs

O Chico Finhinho já tem três décadas, agora é o tempo de Não Queiras Saber de Mim. Nas comemorações de 30 anos de carreira, juntam-se as duas músicas nos concertos do seu autor e intérprete, Rui Veloso (com vídeos)



Tudo começou em 1980 com Ar de Rock, a primeira parceria entre Veloso (o autor da música) e Carlos Tê (que escreveu praticamente todas as letras das suas músicas mais emblemáticas). É um disco cheio de agora clássicos como Chico Fininho, A Rapariguinha do Shopping, Saiu para Rua ou Bairro do Oriente – cuja estrofe «Vem vem à minha casa/Rebolar na cama e no jardim/Acender a ignomínia/E a má-língua do código pasquim/Que nos condena numa alínea/A ter sexo de querubim», por exemplo, lhe valeu ver a música banida dos programas da Rádio Renascença.

Aliás, Ar de Rock foi dos primeiros discos a trazer para os tops temas como o sexo e a droga falados em português. Quem não se lembra do «aos ‘ss’ pela rua acima/depois de mais um shoot nas retretes/ curtindo uma trip de heroína/sapato bem bicudo e joanetes» de Chico Fininho?

Rui Veloso tem mais oito álbuns de originais e quatro de concertos. O terceiro, Guardador de Margens, de 1983, é mais outro disco recheado de sucessos que toda a gente conhece, como A Ilha ou Máquina Zero. Rui Veloso, o quarto disco, foi outro mega-sucesso: tem lá dentro Porto Côvo, Porto Sentido, Cavaleiro Andante, Directo à Cabeça ou Champanhe.

Em 1990 vem o duplo Mingos & Os Samurais, o disco de O Prometido é Devido, Já Não há Estrelas no Céu ou Baile da Paróquia. Lado Lunar, de 1995, faz Veloso de regressar aos tops com músicas como Já Não Há Canções de Amor, por exemplo. Três anos depois chega Avenidas, com Jura e Todo o Tempo do Mundo.



Novo álbum de originais só aparece em 2005, o tal de Não queiras Saber de Mim e de Canção de Alterne (ver vídeo) que Rui Veloso agora canta com Mariza.

Em 2000, quando fez 20 anos de carreira, lançou o Melhor de Rui Veloso e 20 anos depois - Ar de Rock, em que os Xutos&Pontapés cantam Chico Fininho, os Clã o Bairro do Oriente, e os brasileiros Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso interpretam Sei de Uma Camponesa e Ai Quem Me Dera a Mim Rolar Contigo Num Palheiro.

2009 foi um ano complicado para Rui Veloso, que teve de lidar com uma série de problemas de saúde como malária ou uma perfuração ao intestino. Para já voltam os concertos.

Sem comentários: