Avançar para o conteúdo principal

A torre do inferno

The Towering Inferno (br: Inferno na torre / pt: A torre do inferno) é um filme estadunidense de 1974, dirigido por John Guillemin e Irwin Allen, e com roteiro baseado nos livros The Tower, de Richard Martin Stern, e The Glass Inferno, de Thomas N. Scortia.

Sinopse
O filme mostra um edifício de 138 andares que sofre um grande incêndio no dia de sua inauguração. A tragédia foi causada por uso de material fora das especificações, crime cometido por um dos parentes do proprietário (William Holden) e descoberto pelo arquiteto feito por Paul Newman. Steve McQueen faz o líder dos heróicos bombeiros. O.J. Simpson em uma famosa participação, é um segurança que salva o gato de uma das vítimas, e ao final o entrega a Fred Astaire.

Apesar da culpa da tragédia ter sido jogada sobre a corrupção, no final o bombeiro McQueen faz uma recomendação ao arquiteto: que ele e seus companheiros de profissão devessem ouvir os bombeiros antes de projetar prédios daquela natureza, sugestão que é prontamente aceita por Newman.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...