sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Salva

Propriedades: Anti-sudorífica, anti-inflamatória, desinfectante, emenagoga e anti-depressiva, adstringente, anti-espasmódico.

Indicações : Inflamação de garganta, sinusite, tónico e estimulante da digestão, contra inapetência, edema, infecções da boca, aftas, tosses, bronquites. Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarréia. O chá é bom para as gengivas inflamadas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para depressão, tremores e vertigens.

Infusão : 5 gs de folhas em 100 ml de água a ferver por 10 minutos.

Para picadas de insectos esfregar as folhas frescas no local atingido. Friccionada nos dentes, clareia-os.

Chá de Salva: Misturar 5 gramas da planta por cada litro de água.

Outros usos:

Uso caseiro : Colocar as folhas secas de salva entre as roupas, para afastar os insectos. Faz parte das ervas insecticidas (em infusão).

Uso culinário : A Salva usa-se para rechear aves, misturar com cebola, cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com salva dá um realce especial aos assados.

Aromaterapia : Na aromaterapia, o óleo essencial de salva é usado como antioxidante, estimulante, tónico, desinfectante, adstringente, é indicado para cabeça e cérebro activando os sentidos, a memória e fortalecendo os nervos.

Cosmética: A Infusão de Salva é um bom adstringente para pele oleosa e escurecedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo.

Italiano: salvare, Espanhol: salvar

Sem comentários: