Avançar para o conteúdo principal

Natal e Passagem do ano no Hinduismo


Os hindus também festejam o Natal, para grande alegria dos mais pequenos. Aliás, antes de mais, o Natal é para esta comunidade uma festa internacional das crianças. Existe o Pai Natal, monta-se o pinheiro, entoam-se cânticos e trocam-se prendas. Só não têm as refeições à base de bacalhau e peru assado porque são vegetarianos. E porque o Deus é um só, os nomes é que mudam, também montam o Presépio (quem quiser), afinal há que respeitar todas as religiões. Com sorte ficam as crianças que, à conta da dupla cultura em que são educados, podem usufruir de duas grandes festas. Enfeita-se a casa com luzes e fazem-se desenhos no chão à porta de casa com pós de várias cores. E no dia seguinte é o ano novo.

Apesar de se regerem pelo calendário lunar esta festa calha quase sempre nos finais de Outubro, princípios de Novembro Este ano, calhou celebrarem o Natal no dia 28 de Outubro e a passagem no dia 29 de Outubro. Contas feitas, ficam com um mês a mais de 3 em 3 anos, um pouco à semelhança do ano bissexto. E de acordo com a esta contagem lunar, os hindús já vão no ano 2065.

Nota: Foi numa casa de familia, reparei(ja tinha reparado) no simbolo (Suástica) marcado no chão, desta vez com pós, e velas acesas.. Por curiosidade, perguntei á senhora indiana.. "Para nós, hoje é Natal e amanhã passagem para o Ano 2066." Boa passagem de Ano.. - respondi eu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters