terça-feira, 28 de outubro de 2008

Natal e Passagem do ano no Hinduismo


Os hindus também festejam o Natal, para grande alegria dos mais pequenos. Aliás, antes de mais, o Natal é para esta comunidade uma festa internacional das crianças. Existe o Pai Natal, monta-se o pinheiro, entoam-se cânticos e trocam-se prendas. Só não têm as refeições à base de bacalhau e peru assado porque são vegetarianos. E porque o Deus é um só, os nomes é que mudam, também montam o Presépio (quem quiser), afinal há que respeitar todas as religiões. Com sorte ficam as crianças que, à conta da dupla cultura em que são educados, podem usufruir de duas grandes festas. Enfeita-se a casa com luzes e fazem-se desenhos no chão à porta de casa com pós de várias cores. E no dia seguinte é o ano novo.

Apesar de se regerem pelo calendário lunar esta festa calha quase sempre nos finais de Outubro, princípios de Novembro Este ano, calhou celebrarem o Natal no dia 28 de Outubro e a passagem no dia 29 de Outubro. Contas feitas, ficam com um mês a mais de 3 em 3 anos, um pouco à semelhança do ano bissexto. E de acordo com a esta contagem lunar, os hindús já vão no ano 2065.

Nota: Foi numa casa de familia, reparei(ja tinha reparado) no simbolo (Suástica) marcado no chão, desta vez com pós, e velas acesas.. Por curiosidade, perguntei á senhora indiana.. "Para nós, hoje é Natal e amanhã passagem para o Ano 2066." Boa passagem de Ano.. - respondi eu.

Sem comentários: