sábado, 27 de setembro de 2008

Ficção Nacional


-Vila Faia 1982 e 2008
-Chuva na Areia
-A Banqueira do povo
-Todo o Tempo do Mundo, de Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar, TVI (1999/2000)
-Jardins Proibidos, de Manuel Arouca e Tomás Múrias, TVI (2000/2001)
-Olhos de Água, de Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar, TVI (2001) :
Leonor e Luísa (Sofia Alves) foram separadas à nascença. A história começa em África, quando um incêndio devasta uma casa de um casal, e as duas gêmeas são separadas. Luísa, é levada com o jardineiro para Portugal, enquanto Leonor, fica a mercê de qualquer mão, e é levada por uma mulher com dificuldades em engravidar, Angelina (Cremilda Gil), também para Portugal. Alguns anos depois, Leonor e Luísa têm destinos completamente diferentes, e nem sabem que existem: Luísa vive na casa dos Negrão, uma família rica, é gerente das empresas Negrão, e nem sabe que foi adoptada. O jardineiro trouxe-a para aquela casa, e a família decidiu fingir que a mãe de Luísa tinha morrido após a ter. O segredo é guardado pelo seu pai, Henrique (Sinde Filipe), e pela tia, Natália (Eunice Muñoz). É uma mulher ambiciosa, inteligente, sensata e prespicaz, que tem uma filha: Margarida (Mafalda Luis de Castro). É ex-mulher de Duarte Leal (António Pedro Cerdeira), embora o amor que tem por ele prevaleça. Leonor tem 28 anos, tal como a sua irmã gémea, e vive numa aldeia do Norte, com a sua mãe, Dona Angelina. O pai já morreu. O seu ritual diário é cuidar da terra, e prevê-se que case, com Zé Maria (Joaquim Nicolau), embora não o ame. Tudo vai mudar, quando Leonor vai à capital, e, acaba por se encontrar com a sua irmã gémea Luísa Negrão. Separadas pela distância mental, será que elas vão acabar por se entender?
-Nunca Digas Adeus, numa adaptação, pela Casa da Criação, do original mexicano "Mirada de Mujer", TVI (2001/2002)
-Filha do Mar, de Manuel Arouca, Tomás Múrias e Ana Casaca, TVI (2001/2002)
-Anjo Selvagem, numa adaptação, pela Casa da Criação, do original argentino "Muñeca Brava"), TVI (2001/2003) :
Mariana (Paula Neves) nasceu e cresceu num convento. Desde logo revela um jeito de maria-rapaz, como companheira de rua dos miúdos da aldeia onde fica o convento. Mas Mariana tem outra faceta...gosta muito de cantar e dançar, escapando-se pela janela a meio da noite com a sua amiga São (Teresa Tavares), companheira de quarto, para ir às discotecas da zona. Numa dessas saídas, Mariana conhece Pedro (José Carlos Pereira), filho de Álvaro (Alexandre de Sousa) e Helena Salgado (Manuela Carona), donos da Quinta de Nossa Senhora do Carmo.
-Tudo Por Amor, numa adaptação Texto & Cena, TVI (2002/2003)
-Sonhos Traídos, de Maria João Mira e Virgílio Castelo, TVI (2002)
-O Último Beijo, numa adaptação da Casa da Criação, TVI (2002/2003)
-Amanhecer, de Tozé Martinho, TVI (2002/2003)
-Saber Amar, de Maria João Mira e Casa da Criação, TVI (2003)
-Coração Malandro, numa adaptação, pela Casa da Criação, do original colombiano "Pedro, El Escamoso", TVI (2003)
-O Teu Olhar, da Casa da Criação e supervisão de Manuel Arouca, TVI (2003)
-Queridas Feras, da Casa da Criação, TVI (2003/2004)
-Morangos com Açúcar, da Casa da Criação, TVI (2003-actualmente)
-Mistura Fina, da Casa da Criação, TVI (2004/2005)
-Baía das Mulheres, de Manuel Arouca, TVI (2004/2005)
-Ninguém Como Tu, de Rui Vilhena, TVI (2005)
-Mundo Meu, da Casa da Criação, TVI (2005/2006)
-Dei-te Quase Tudo, de Tozé Martinho e Casa da Criação, TVI (2005/2006)
-Fala-me de Amor, de Maria João Mira e Diogo Horta, TVI (2006)
-Tempo de Viver, de Rui Vilhena, TVI (2006/2007)
-Doce Fugitiva, numa adaptação, pela Casa da Criação, do original argentino "Kachorra", TVI (2006/2007)
-Tu e Eu, de Manuel Arouca e Tomás Múrias, TVI (2006/2007)
-Ilha dos Amores, de Maria João Mira e Diogo Horta, TVI (2007): A novela começa em 1977, em São Miguel nomeadamente na freguesia de Ponta Garça.
S. Miguel, 30 anos atrás, Jaime Valente (Hugo Tavares) e Beatriz Machado da Câmara (Vera Kolodzig) conheciam-se desde crianças. Ele era filho de pobres trabalhadores rurais e ela a herdeira de uma família de fortuna e pergaminhos. Os dois jovens namoravam em segredo, temendo a oposição da família Machado da Câmara, o que veio a acontecer. Jaime e Beatriz decidiram então fugir num cargueiro que rumava ao Canadá. Mas os Machado da Câmara descobriram os planos de fuga e ameaçaram Beatriz de que Jaime seria preso, mal pusesse o pé em terra, acusado de rapto de menores.
Jaime partiu sozinho para o Canadá e Beatriz juntar-se-lhe-ia logo que atingisse a maioridade. Entretanto, trocavam cartas cheias de sonhos e projectos de futuro. Mas as cartas nunca chegavam ao seu destino e cada um deles se convenceu de que fora esquecido pelo outro. Meses mais tarde, Beatriz recebeu a visita de uma rapariga, Alice (Adriana Moniz), que lhe disse esperar um filho de Jaime e teve a certeza da traição.
-Deixa-me Amar, da Casa da Criação, numa adaptação do original argentino "Sos Mi Vida" , TVI (2007/2008)
-Fascínios, de António Barreira e Casa da Criação, TVI (2007/2008). Fascinios é uma novela portuguesa da autoria de António Barreira, transmitida pela TVI que substitui Ilha dos Amores. As suas gravações decorrem entre Lisboa, Seixal e Goa, na Índia.
-Vila Faia, numa adaptação pela ScriptMakers e Rui Vilhena, do homónimo de 1982, RTP1 (2008)
-A Outra, de Tozé Martinho, TVI (2008). A telenovela é campeã de audiências em Portugal, tendo uma média a rondar os 50% de quota de mercado todas as semanas. Foi ainda a novela portuguesa cuja estreia teve mais sucesso na história da televisão do País. A telenovela tem como locais de gravações a Grande Lisboa, o Nordeste transmontano, e África.
-Feitiço de Amor, da Casa da Criação, TVI (2008/09)
-Olhos nos Olhos, de Rui Vilhena, TVI (2008/2009)

Sem comentários: