terça-feira, 24 de junho de 2008

Obesidade...

Dos quatro milhões de portugueses com problemas de peso a mais, um milhão é obeso e 380 mil pessoas sofrem de obesidade mórbida. Muitas são candidatas à colocação de banda gástrica. É precisamente este grupo que as duas investigadoras do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho estudaram, entre Setembro e Outubro de 2006. Num conjunto de 75 candidatos à cirurgia avaliaram as experiências de adversidade, desde negligência emocional, violência ou até abusos sexuais na infância

Números que fazem repensar as estratégias, segundo as investigadoras de combate à doença. É que se a ingestão compulsiva para compensar os problemas tidos na infância parece ser a causa da obesidade mórbida não hereditária. Então a banda gástrica pode não ser a única solução para este tipo de doentes muitas e vezes até pode ser prejudicial.

Caso do Mexicano:
O mexicano Manuel Uribe Garza, considerado o homem mais gordo do mundo que chegou a pesar 550 quilogramas, deixou quarta-feira o quarto, em que esteve prostrado durante cinco anos, para festejar, com champanhe, a perda de 200 quilos.
Uribe, de 41 anos, é considerado pela ciência médica um caso anormal, pois, apesar de sofrer de obesidade mórbida, goza de boa saúde, com níveis quase normais de colesterol e açúcar no sangue.

Quarta-feira à tarde, a sua cama foi colocada num reboque e, com a ajuda de um monta-cargas, Uribe deixou a sua casa e deu um passeio pelas ruas do bairro
Garza, que tem 1,90 metro de altura, sofre de obesidade mórbida há 20 anos e já não consegue se mover. Ele celebrou a perda de 205 quilos, no último ano, tendo à cabeceira os seus médicos, os familiares e a noiva. A cama estava coberta com uma colcha onde se lia: «Se eu consegui, tu também consegues».
Outros casos:
Uma pessoa com mais de 300Kgs teve um acidente em casa e foi retirado de grua
Obesidade Morbida no mundo
Criança de 7 anos e com 180 kgs

Sem comentários: