Avançar para o conteúdo principal

Poda das Pereiras e Laranjeiras...

A poda é fundamental para a sáude e o pleno desenvolvimento das árvores e dos arbustos de fruto. Esta é, assim, uma operação essencial e necessária.

Pereiras

Estas árvores de fruto produzem ramos bastante vigorosos que têm tendência para crescer na vertical. Por isso, convém podá-las a cada dois ou três anos. O processo é semelhante ao descrito para as macieiras.

Revitalizar uma velha pereira também não é uma operação muito complicada… Faça uma poda radical, para estimular o seu crescimento.
Não se esqueça de eliminar os ramos mortos e doentes e de cortar, pelo menos, um terço dos ramos pela metade do seu comprimento.

As laranjeiras, principalmente as duas maiores, têm dois problemas — por um lado, cresceram de qualquer maneira, com ramos cruzados e sem qualquer luz ou arejamento interior.
Fizemos uma poda radical as laranjeiras antigas e irão recuperar cheias de força, aliás sem grandes cuidados.

Comentários

PLopes disse…
Larita Caramela
Estou a pensar fazer uma poda radical em 2/3 laranjeiras antigas com boa laranja. "Todos" me dizem para retirá-las e plantar novas...
Mas tenho pena.
Qual foi o resultado da sua experiência? dado que já passaram dois anos dá para ter uma ideia concreta dos resultados.
grato/cumprimentos
Pimenta Lopes
PLopes disse…
Passados 2 anos qual o resultado da poda radical das laranjeiras?
Estou com um problema e vontade semelhante.
grato
Pimenta Lopes

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...