Avançar para o conteúdo principal

Conhecer a Bailarina Tarikavalli e a dança Bharata Natyam


Bailarina Tarikavalli de regresso a Portugal para mostrar dança indiana

Quatro anos depois de ter pisado pela primeira vez os palcos portugueses, a bailarina francesa Tarikavalli, está de regresso com quatro espectáculos de Bharata Natyam, dança tradicional indiana, que apresentará em três localidades.

Tarikavalli, que se considera a única portuguesa (é luso- descendente) a dançar profissionalmente a Bharata Natyam, tem espectáculos marcados para Palmela (sexta-feira), Abrantes (sábado) e Santarém (domingo).

Em entrevista à agência Lusa, a bailarina historiou o seu percurso profissional, contando como surgiu nela a paixão pela dança clássica indiana e a vontade de morar em Portugal para ensinar a sua arte.

Tarikavalli nasceu em França, é filha de portugueses e estudou dança na Faculdade de Sorbonne, em Paris, onde conheceu Amali Devi, a professora indiana que a iniciou na Bharata-Natyam. O interesse e o gosto por esta dança levaram-na até à Índia para estudar dança tradicional indiana.
"A minha paixão pela Bharata Natyam nasceu quando assisti a um espectáculo interpretado por uma bailarina francesa", referiu Tarikavalli, precisando que, "à medida que descobria e aprendia tudo o que envolvia essa dança, mais vontade tinha de continuar". Na Índia, estudou e participou em grupos de trabalho para aprofundar os seus conhecimentos. A bailarina explicou também por que adoptou o nome artístico Tarikavalli.
"Os professores indianos dão um nome aos alunos quando consideram que estes dominam a arte ensinada. No meu caso, o nome Tarikavalli foi-me dado pela minha primeira professora, Amala Devi", disse.

"`Tarika` quer dizer estrela e `Valli` grinalda", indicou, adiantando que "a tradução de Tarikavalli será `grinalda de estrelas`, uma espécie de presente que os indianos oferecem a Deus, tendo por isso um significado tradicional e profundamente religioso". Tarikavalli actuou pela primeira vez em Portugal em 2002 no Teatro da Trindade e diz ter ficado surpreendida com o interesse e o entusiasmo do público português por esta arte. A bailarina manifestou a vontade de viver em Portugal, onde não tem concorrência na sua arte, pois é a única "portuguesa" que faz dança indiana com carácter profissional.

A Bharata Natyam é o mais antigo de oito grandes estilos da Índia e é caracterizada por linhas simétricas e geometricamente perfeitas, voltas, saltos e complicadas deslocações de pés que marcam ritmos complexos. "à técnica pura acrescenta-se a abbinaya, que é um misto das expressões da cara acompanhadas de gestos de mãos (hasta) e postura do corpo (anga) para interpretar poemas e os hinos cantados", esclareceu. O repertório musical deste género de dança é constituído por excertos de textos religiosos ou composições de poetas, santos ou místicos. De acordo com os livros sagrados da Índia, a Bharata Natyam tem uma origem divina.
Várias regiões do sul da Índia desenvolveram o seu próprio estilo clássico, sendo o Bharata Natyam o mais antigo dos oito grandes estilos indianos. A tradição manteve-se no Sul da Índia durante séculos, preservada por mestres de dança e bailarinas sagradas, as "devasis" (servidoras da divindade), que estavam ligadas aos templos e que eram responsáveis pela oferenda diária da dança ritual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...

PORTUGUESE FEMALE POWER On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club. Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)! But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo,...