segunda-feira, 21 de agosto de 2006

REYES, MARIA JESUS ALAVA

A Inutilidade do sofrimento


O dia-a-dia é feito de dificuldades e contrariedades que, muitas vezes, nos fazem esquecer a importância das pequenas coisas da vida. Acabamos por nos sentir sempre insatisfeitos, sofrendo por antecipação com situações que até acabam por se revelar simples de resolver. É verdade que todas as pessoas sofrem. Mas, uma coisa é sofrer por um acontecimento doloroso, outra é passar o tempo a lamentarmo-nos por coisas sem grande importância e não fazermos nada para mudar. Para ajudar a descobrir este lado positivo da vida e a encará-la como uma dádiva que devemos receber de braços abertos.

«Carpe Diem, aproveitai o dia, porque o passado já era, e o futuro ainda não chegou!»

Um grande amigo aconselhou-me a ler este livro, no momento mais marcante da minha vida. Talvez me ajude a esclarecer dúvidas, e a saber aonde buscar energia e força para enfrentar o futuro...

"O importante na nossa vida são os pensamentos e não os acontecimentos"
"Podemos sentir-nos bem, ainda que a realidade que vivemos seja dificil"
"Tudo depende de ponto de vista"
"O ser humano sente-se mais feliz quando atinge uma meta dificil do que quando logra algo rapidamente e sem dificuldade."
"O presente pertence-nos."
"As situações podiam ser dificeis, mais dificeis. Mas sempre, inclusive nesses momentos, continuava a ter a possibilidade de sentir-se bem consigo próprio."
"Uma criança é um pequeno ser único, incrivel e singular, desde o momento em que nasce. É único porque não existe ninguém como ele, ainda que tenha um gémeo com idêntica carga genética, mas ele é só ele, tem o seu próprio temperamento."
"Viver cada dia como se fosse o ultimo da nossa vida"
"Aprendemos a viver o presente sem os condicionantes negativas do nosso passado."
"O mais recente que vovemos é o que mais gravado está na nossa mente."
"Quando perdemos a confiança em nós próprios, a nossa vida desmorona-se. Nesse momento, é extraordinariamente difícil de reagir, mas é ai que temos de lutar e não nos deixar vencer pela apatia, o desencanto, a tristeza, a falta de esperança, de fé..., a ausência de horizontes."

Sem comentários: