quarta-feira, 5 de julho de 2006

Amizade

Descontrai-te, sorri e não tenhas medo de dizer asneiras. Porque não perguntar: "Então, como vão as coisas?", ou, "Olá!, eu sou o João. Posso sentar-me ao pé de vocês, estava ali naquela mesa sozinho. Acho que andamos na mesma escola". Depois não fiques calado, fala, sorri, procura encontrar interesses em comum. Tal como na conquista amorosa, o que custa mais é o primeiro passo, depois é fácil, basta seres espontânea(o).
Tu mesmo!

É difícil fazer amigos, mas mais difícil é perder os amigos. Um amigo é um confidente, um conselheiro, um ombro quente. As amizades crescem, modificam-se, acabam. Não são sempre iguais. A tua amiga mudou-se com os pais para longe, o teu amigo preferiu a companhia da namorada. Ou simplesmente o teu conceito de amizade é diferente do conceito dos outros. Sentes que arrancaram um bocadinho de ti, abandonada.

Descobre novas formas para as tuas amizades, escreve cartas, manda e-mails, visita os teus amigos fora da escola. O teu mundo não são as quatro paredes de uma sala de aula ou o recreio da tua escola.

Lá porque são os teus amigos também é importante conseguir-lhes dizer não, quando sentires que é necessário. Ser livre, independente e autónomo é também saber dizer não. Os verdadeiros amigos compreendem e aceitam.

O melhor amigo/a
"Gostava que conhecessem a minha melhor amiga. Passamos horas a falar, na escola, ao telefone (quando a minha mãe descobrir a conta vai ser um sarilho...), contamos segredos, fazemos planos. Andamos de braço dado na escola e enfrentamos tudo e todos".

Existe uma grande cumplicidade entre ti e a tua amiga. É como nos filmes: uma amizade para sempre, mais forte que o amor... Mas a amizade também pode estar sujeita a algumas provas. Sentes que a distância entre vocês aumenta quando arranjas um namorado. A tua amiga sente-se traída e abandonada.

Nas amizades, tal como no amor, a conversar é que as pessoas se entendem. Fala com ela e explica-lhe que continuas a gostar dela, que queres continuar a ser sua amiga. Não devemos ter exclusividade sobre os nossos amigos, eles podem ter outros amigos ou um amor especial. Ela irá compreender e a vossa relação irá crescer, mais sincera e bonita.

Sem comentários: