Avançar para o conteúdo principal

Música no Coração

The Sound of Music (br: A Noviça Rebelde / pt: Música no Coração)
EUA/1965/Musical/174′
Realizador: Robert Wise
Elenco: Julia Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker

Sinopse: No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazi estava prestes a instaurar-se no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive num convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. A sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela acaba por se apaixonar pelo capitão, que está noivo de uma rica baronesa.

Prémios: Ganhou 5 Óscares, Melhor Filme, Robert Wise; Melhor Realizador, Robert Wise; Melhor Montagem, William Reynolds; Melhor Som, James Corcoran e Fred Hynes e Melhor Banda Sonora, Irwin Kostal. Recebeu ainda outras 5 nomeações, Melhor Actriz, Julie Andrews; Melhor Actriz Secundária, Peggy Wood; Melhor Fotografia a Cores, Ted D. McCord; Melhor Direcção Artística a Cores, Boris Leven, Walter M. Scott e Ruby R. Levitt e Melhor Figurino a Cores, Dorothy Jeakins.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Actriz em Comédia/Musical, Julie Andrews. Recebeu ainda outras 2 nomeações, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária, Peggy Wood.


Curiosidades

- Música no Coração seria inicialmente realizado por William Wyler, que acabou por não ser escolhido por ter uma visão diferente da dos produtores para o filme.

- O realizador Robert Wise chegou a pensar no nome de Yul Brynner para interpretar o Capitão Von Trapp.

- O primeiro número musical da Música no Coração, “The Sound of Music”, foi exactamente o último a ser filmado pelo elenco enquanto estava na Europa. As filmagens desta cena ocorreram em Junho e Julho de 1964.

- A frente e as traseiras da mansão do Capitão Von Trapp foram filmadas em dois locais diferentes em Salzburg, na Áustria.

NOTA: O vicio era tanto. Vi este filme 500 vezes quando era miúda. Houve "Música do coração" no Natal, anos seguintes, que cansou a todos, deixou de dar por um tempo. Agora tenho saudades de ver outra vez.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...