Avançar para o conteúdo principal

sexta-feira 13

A crença de que a sexta-feira 13 é um dia de azar tem raízes numa combinação de superstições antigas e eventos históricos. Embora não haja uma origem única para essa crença.
O número 13 é considerado azarado em várias culturas. Em muitos casos, é visto como "irregular" ou "incompleto" em comparação com o número 12, que aparece frequentemente na natureza e em sistemas humanos, como os 12 meses do ano, as 12 horas no relógio e os 12 signos do zodíaco.
Na numerologia, o número 12 é frequentemente associado à perfeição e ao equilíbrio, enquanto o 13 é visto como algo que quebra esse ciclo.
A sexta-feira também tem uma reputação de ser um dia de azar em algumas tradições cristãs. Segundo a crença popular, a crucificação de Jesus Cristo teria ocorrido numa sexta-feira, o que reforçou essa percepção negativa do dia.

Factos Curiosos:
Muitas pessoas tomam precauções extras ou evitam certas atividades numa sexta-feira 13 por conta da superstição.
Tal como muita gente, evita passar debaixo de um escadote ou ver gatos pretos.
Em muitos edifícios, o 13.º andar é omitido, assim como o número 13 em fileiras de assentos de aviões.

A crença na sexta-feira 13 como um dia de azar é, na maior parte, uma superstição cultural sem fundamento concreto.
Embora muitas pessoas ainda acreditem que este seja um dia "mau", outras veem a data como uma oportunidade de desmitificar medos ou até brincar com a ideia.
No final, tudo depende da perspectiva pessoal!
Nasci num dia 13 Março, com idade que tenho, já tive 7 sexta-feiras 13
    1981 - De cama com papeira e o meu irmão também.
    1987 - Famoso dia 13, 13 anos e o número 13 no bolo de anos.
    1992 - Atingi a maioridade com 18 anos numa sexta.  
    1998 - Ano em que morreu o meu amigo de 4 patas 'Raid'.
    2009 - Grande festa de casamento do meu irmão, mudança para a minha casa!
    2015 - Nova fase da minha vida a dois!
    2020 - Dia que empresa mandou-nos trabalhar em casa, devido à Pandemia! Estado de alerta foi dada a 16 Março.
A próxima sexta-feira, 13 Março será em 2026.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...