Avançar para o conteúdo principal

Oficina Escreva o seu livro

Primeira sessão da oficina Escreva o seu livro acontecerá hoje às 21h30 (horário de Portugal Continental e Madeira).

Tema da sessão: Tudo começa com uma ideia
Nesta aula, vamos explorar os alicerces essenciais da escrita literária, começando pela origem de qualquer obra: uma ideia. Discutiremos como essa ideia inicial poderá ser desenvolvida e refinada para servir de base a uma narrativa cativante.
Seguiremos para as três principais virtudes da prosa literária, analisando exemplos que ilustrem como essas qualidades se manifestam em textos de excelência. 
Por fim, abordaremos a importância de estabelecer uma boa premissa e de desenvolver um conflito robusto, elementos fundamentais para manter o interesse do leitor e construir uma trama memorável. 
Este conteúdo será enriquecido com um desafio prático, permitindo a aplicação direta dos conceitos aprendidos.
 No final da sessão lançarei uma dinâmica de escrita para os participantes que estiverem presentes ao vivo.
Esta dinâmica ajudará a explorar diferentes temas e conceitos para a sua história, ajudando-o a encontrar a ideia central que mais o inspira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...