Avançar para o conteúdo principal

Tomates da India

image 
Tamarilho ou Tamarillotomate japonêstomate inglês (nomes ridículos!!), tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Cyphomandra betacea ( sinonimo Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativas das selvas subtropicais de Argentina, Bolívia, e Peru e rica em Vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural mas seu sabor agridoce se destaca com sucesso no preparo de sucos, geléias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia, e em Portugal. Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno nas regiões que sofram de este fenômeno. 
Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Germinação: A germinaçaõ pode ser errática e demorar 4 semanas ou mais. Se recomenda colocar as sementes no freezer por 24 horas antes de germinar. Depois disso coloque as sementes em molho por 24 horas antes de semear.   Ou utilize o método do filtro de café CLICANDO AQUI 

Pode ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca, mas e melhor seu cultivo com algo de sombra, como em seu lugar natural. Necesita proteção dos ventos e das geadas.
Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos, muito bem drenados; o excesso de água pode matar a em poucos dias.
PODA. É importante para estimular la ramificación. A poda anual deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...