segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Tomates da India

image 
Tamarilho ou Tamarillotomate japonêstomate inglês (nomes ridículos!!), tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Cyphomandra betacea ( sinonimo Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativas das selvas subtropicais de Argentina, Bolívia, e Peru e rica em Vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural mas seu sabor agridoce se destaca com sucesso no preparo de sucos, geléias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia, e em Portugal. Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no inverno nas regiões que sofram de este fenômeno. 
Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Germinação: A germinaçaõ pode ser errática e demorar 4 semanas ou mais. Se recomenda colocar as sementes no freezer por 24 horas antes de germinar. Depois disso coloque as sementes em molho por 24 horas antes de semear.   Ou utilize o método do filtro de café CLICANDO AQUI 

Pode ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca, mas e melhor seu cultivo com algo de sombra, como em seu lugar natural. Necesita proteção dos ventos e das geadas.
Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos, muito bem drenados; o excesso de água pode matar a em poucos dias.
PODA. É importante para estimular la ramificación. A poda anual deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos.

Sem comentários: