Avançar para o conteúdo principal

Praias Fluviais Aldeias do Xisto

O número de Praias Fluviais Aldeias do Xisto distinguidas continua a aumentar! Ano após ano estão entre as melhores Praias Fluviais do país com diversos galardões.
BANDEIRA AZUL DISTINGUE 11 PRAIAS FLUVIAIS ALDEIAS DO XISTO:
Albufeira de Santa Luzia, Pampilhosa da Serra
Alvôco das Várzeas, Oliveira do Hospital
Bogeira, Lousã
Bostelim, Vila de Rei
Canaveias, Góis
Carvoeiro, Mação
Louçainha, Penela
Pampilhosa da Serra
Peneda/ Pego Escuro, Góis
Pessegueiro, Pampilhosa da Serra
Piódão, Arganil

Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
A Associação Bandeira Azul faz uma avaliação na altura do início da época balnear e uma monitorização ao longo do verão para comprovar o respeito pelos requisitos.
QUERCUS DISTINGUE 10 PRAIAS FLUVIAIS ALDEIAS DO XISTO:
Também a Quercus identificou este ano 10 praias fluviais Aldeias do Xisto que distinguiu com a Medalha de Ouro:
Albufeira de Santa Luzia, Pampilhosa da Serra
Bogeira, Lousã
Carvoeiro, Mação
Fernandeires, Vila de Rei
Fróia, Proença-a-Nova
Peneda da Cascalheira/ Secarias, Arganil
Peneda/ Pego Escuro, Góis
Pessegueiro, Pampilhosa da Serra
Piódão, Arganil
Zaboeira, Vila de Rei

As avaliações da Quercus têm em conta as análises realizadas à água seguindo parâmetros de elevado rigor que incluem a avaliação das análises efetuadas às praias nos últimos cinco anos, exigindo a associação que os resultados do último ano sejam todos excelentes por forma a garantir a qualidade e uma maior fiabilidade.
A partir deste ano, passou a ser igualmente ponderado na atribuição do galardão, a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...