sábado, 25 de junho de 2016

Livro negro

Zwartboek (A Espiã (título no Brasil) ou Livro Negro (título em Portugal)) é um filme de época neerlandês realizado em 2006por Paul Verhoeven, com encenação de Paul Verhoeven e Gerard Soeteman. O filme é protagonizado por Carice van HoutenSebastian KochThom HoffmanHalina Reijn e Matthias Schoenaerts. Zwartboek retrata uma jovem mulher judia que procura sobreviver durante a ocupação nazi dos Países Baixos na altura da Segunda Guerra Mundial.
A película teve ante-estreia a 12 de setembro de 2006 em Haia e estreia a 14 de setembro do mesmo ano. Recebeu diversos prémios de cinema nos Países Baixos, entre eles: Gouden Film (Prémio de Ouro), Platina Film (Prémio de Platina) e três prémios Gouden Kalveren (Bezerros de Ouro). Zwartboek foi sugerido aos Academy Awards de Hollywood, embora não tenha sido integrado na lista final de filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Durante o Festival de Cinema Neerlandês de 2008, o filme foi eleito o melhor filme neerlandês de todos os tempos.
Em 1956, a judia Rachel e a turista Ronnie reencontram-se por acaso num kibutz israelita na região do Mar da Galileia, após mais de uma década sem se verem. Ronnie encontrava-se naquela altura em passeio pela Terra Santa com o seu marido canadiano. Após a partida de Ronnie, Rachel relembra perto de um lençol de água o período vivido nos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial.
Em setembro de 1944, o endereço clandestino da cantora judia Rachel Stein é bombardeado por acidente pelas forças aliadas. Rachel é salva por um filho de agricultor a bordo de um velejador e aconselhada pelo clandestino Van Gein a escolher entre a clandestinidade ou a fuga. Recorrendo à ajuda de Van Gein, Rachel escolhe fugir com a família e um grupo de judeus e atravessar a rede de rios do Parque Nacional De Biesbosch em direcção a território já libertado do jugo nazi. Rachel recolhe 50000 florins emdólares e diamantes junto de Smaal, o notário do seu pai, que anota a transacção num livrinho e o dá a Rachel para confirmar a transacção através de assinatura. Contudo, durante a travessia pelo Biesbosch, Rachel e os restantes passageiros entre os quais os pais e o irmão recem-operado ao ceco são assaltados por Van Gein. O barco acaba nas mãos de uma patrulha alemã e praticamente todos os ocupantes são metralhados. Todos menos Rachel que salta para a água na altura em que os primeiros corpos metralhados caem na água. Escondida, Rachel assiste horrorizada à retirada dos corpos metralhados e à recolha bruta dos despojos. Mais tarde, Rachel disfarça-se de mulher morta vítima de tifo dentro de um caixão e chega a uma associação de caridade onde ela vai cozinhar, sob a orientação do clandestino comunista Gerben Kuiper. Neste período muda de identidade para Ellis de Vries e altera o seu aspecto físico de modo a aproximar-se do ideal hitleriano de beleza e sobretudo disfarçar a sua ascendência judia.
Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.

Sem comentários: