sábado, 28 de maio de 2016

Serra da Gardunha - Fundão - Rota das cerejas

A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa. Concelho de Fundão e concelho de Castelo Branco. Distrito deCastelo Branco. A Serra da Gardunha, também é conhecida por Guardunha (palavra árabe que significa "refúgio").
Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa. Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de JoanesAldeia Nova do CaboAlcaide,AlpedrinhaCastelo NovoFundão.
Há várias décadas atrás a produção dominante era a castanha, mas, nos anos de 1930, uma doença( atacou a maioria dos soutos (conjuntos de castanheiros). Os incêndios agravaram essa destruição. Todavia, os reflorestamentos recentes não têm sido suficientes.
Na encosta sul, na Freguesia de São Vicente da Beira ainda existem alguns Soutos de Castanheiros, não tão extensos como outrora mas que ainda produzem um quantidade significativa de castanha. A produção florestal abrange o pinheiro bravo e mais recentemente o eucalipto. Existem duas explorações de água de nascente natural, em São Vicente da Beira com as Águas Fonte da Fraga e em Castelo Novo com as Águas do Alardo.
Existem numerosos miradouros naturais, de onde é possível observar a Cova da Beira e a Serra da EstrelaCovilhãBelmonte (Norte) e planícies da zona de Castelo BrancoPenamacor e Idanha-a-Nova (Sul e Este).
Nos últimos anos, a Serra da Gardunha tem sido alvo de autênticos crimes ambientais e histórico-culturais, nomeadamente, a construção do IP2, da auto-estradaA23 e de dois túneis (um de 1580 m e outro de 300 m), que a afectaram e violentaram gravemente, provocando inclusive a secagem de inúmeras nascentes de água.

Actividades[editar | editar código-fonte]

  • Festival do Grelo (Castelejo), realiza-se em Março.
  • Gardunha Sacra | itinerário peregrinatório pelos lugares sagrados da Gardunha, realiza-se no primeiro fim de semana da Quaresma e faz parte da programação Quadragésima - Ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão.
  • Festa da Cereja (Alcongosta), realiza-se por volta do segundo fim de semana de Junho.
  • Feira do Queijo (Soalheira), realiza-se no primeiro fim se semana de Maio.
  • Solstício - Festival da Natureza (S. Fiel, Louriçal do Campo), realiza-se bianualmente, na última semana de Junho.
  • Festival de Musica Antiga de Castelo Novo, realiza-se na segunda quinzena de Julho.
  • Chocalhos - Festival dos caminhos da transumância (Alpedrinha), realiza-se no terceiro fim de semanda de Setembro.
  • Míscaros - Festival do Cogumelo (Alcaide), realiza-se no segundo fim de semana de Novembro.
  • Rota das Levadas do Ocreza e da Gardunha (Louriçal do Campo), passeio pedestre interpretativo realizado anualmente pela CantardeCuco - Associação dos Amigos de Louriçal do Campo.
  • A Serra da Gardunha é também um bom local para a prática de voo livre (parapente).
Local de partida: marco geodésico da Cortiçada (estrada Fundão - Alpedrinha, na curva Portela da Gardunha). Altitude: 1226 m; Desnível: 500 m ; Orientação da descolagem : Este É um local de voo em térmica excelente, em condições anti ciclónicas e vento leste.

Sem comentários: