sábado, 7 de maio de 2016

Aldeias do Xisto - Água Formosa - Vale das Casas

http://aldeiasdoxisto.pt/aldeias

"A 10 km do Centro Geodésico de Portugal , a aldeia de Água Formosa esconde-se entre a Ribeira da Corga e a Ribeira da Galega, numa encosta soalheira. À chegada, recebe-nos o sossego, intercalado com o som da água por entre as pedras dos leitos das ribeiras. Aqui ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha espalhados pela aldeia; mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza. Ou não derivasse o nome da aldeia de aqui se encontrar uma fonte de água formosa. Em Água Formosa, os declives das encostas são acentuados e os afloramentos rochosos uma constante. O casario encontra-se maioritariamente na margem esquerda da ribeira, tirando partido da sua exposição soalheira.

A ALDEIA REVIVE

Nesta aldeia somos cativados pela sincera simpatia dos habitantes, pelo caminho calcetado que conduz à fonte de água puríssima, um antídoto para o calor que também mata a sede de descanso. Experimente ainda atravessar a ponte pedonal sobre a ribeira para apreciar uma outra perspectiva da aldeia. Com a requalificação da aldeia surgiram novos habitantes: de quatro em 2002, a aldeia conta atualmente com nove habitantes permanentes. Uma unidade de alojamento surgiu num dos últimos anos. E uma a uma as restantes casas vão sendo recuperadas. Aos fins-de-semana chegam os residentes temporários, que partem com ânsia de em breve regressarem. Há novas  hortas à volta de toda a aldeia e árvores de fruto. A aldeia revive."
NOSSA AVENTURA:
Estivemos nesta aldeia, um fim-de-semana, apesar da chuvas, foi delicioso, relaxante, e bonito. Estivemos na Casa da Fonte, no Vale das Casas. 
Fomos recebidos pela Tia Benvinda, seus lindos cabelos brancos e olhos azuis e o Sr., José com os seus 82 anos, e não parava sossegado, sempre com mão nalguma planta. 
Na bela, jeitosa e aquecida casa da Fonte (quarto com wc, wc social, sala com sofá-cama, kitnette, terraço, jardim, churrasqueira, capela, forno), com lareira acesa e sobre a mesa, broa meia trigo/milho feita pela Tia, Pão caseiro, Tarte de coco tb feita pela Tia, hmmmm! de comer e chorar por mais... 
Podem conhecer outras coisas: Passeio pedestre até Aldeia da água formosa, até a fonte aonde se bebe a água fresquinha. Habitantes, poucos, mas simpáticos. Rota das Conheiras, que passa pela aldeia da agua formosa, vale das casas, lousa. Castro de S.Miguel, Cruzeiro de Amendôa, Palhas de Abrantes, Barragem de Castelo de Bode, Penedo Furado, Bicha pintada, Piscinas, Praia fluvial, Museus de Vila de Rei, Ponto geodésico de Portugal, Aldeia de Sardoal. Chafariz das três bicas. 
Obrigada, -tia Benvinda, Sr. José. REcomenda-se. Vale a pena, pelo local que é, vale, tudo verde, rios, passarinhos...

Sem comentários: