Avançar para o conteúdo principal

Animal do Dia: Joaninha


Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae.
Os cocinelídeos possuem corpo arredondado, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça dura geralmente de cores vivas.
Podem medir de 1 até 10 milímetros, e viver até 180 dias.
As joaninhas também são conhecidas como ladybug (senhora-besouro) em inglês, Marienkäfer (besouro de Maria) em alemão, e Mariquita em espanhol.
Mas não é só por isso que este escaravelho é visto com bons olhos.
A joaninha é especial porque a grande maioria delas alimenta-se dos insectos que atacam as nossas plantações.
Por essa razão, as joaninhas são muito bem vistas pelos agricultores que, muitas vezes, as utilizam como forma de controlo biológico das pragas existentes nas suas plantações.
O único problema é que as joaninhas gostam de hibernar, ou seja, dormir durante o Inverno, e fazem-no em pequenos grupos.
Quer dizer, isto não bem um problema, porque na altura em que as joaninhas hibernam ainda não há perigo para as plantações.
Há cerca de 4500 espécies de joaninhas, diferentes entre si nos padrões de cores e pintas da carapaça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...