Avançar para o conteúdo principal

Animal do Dia: Joaninha


Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae.
Os cocinelídeos possuem corpo arredondado, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça dura geralmente de cores vivas.
Podem medir de 1 até 10 milímetros, e viver até 180 dias.
As joaninhas também são conhecidas como ladybug (senhora-besouro) em inglês, Marienkäfer (besouro de Maria) em alemão, e Mariquita em espanhol.
Mas não é só por isso que este escaravelho é visto com bons olhos.
A joaninha é especial porque a grande maioria delas alimenta-se dos insectos que atacam as nossas plantações.
Por essa razão, as joaninhas são muito bem vistas pelos agricultores que, muitas vezes, as utilizam como forma de controlo biológico das pragas existentes nas suas plantações.
O único problema é que as joaninhas gostam de hibernar, ou seja, dormir durante o Inverno, e fazem-no em pequenos grupos.
Quer dizer, isto não bem um problema, porque na altura em que as joaninhas hibernam ainda não há perigo para as plantações.
Há cerca de 4500 espécies de joaninhas, diferentes entre si nos padrões de cores e pintas da carapaça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...