quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bebinca das sete saias

RESTAURANTE "DELÍCIAS DE GOA"

delicias de goa restaurante goes lisboa interior

Um jantar perfeito, que é muito mais do que isso…
Há restaurantes que são mais do que restaurantes. A comida pode ser boa ou má, o atendimento melhor ou pior, mas há qualquer coisa mais que os torna especiais. Há um contexto, há uma história, há uma pessoa, qualquer coisa que transforma um “simples” restaurante em algo completamente diferente. E o Delícias de Goa tem tudo isto.
Ponto prévio: nunca foi o meu forte distinguir a comida goesa da comida indiana “normal”. Gostos muito dos sabores, já experimentei muitas vezes as duas, e continuei assim meio desconfiado. Ora, o Delícias de Goa é o bastião da comida goesa em Lisboa, e é daqueles restaurantes que toda a gente tem de visitar pelo menos uma vez na vida.
Sim, porque a comida é muito boa, mas principalmente por causa do Sr. José Rodrigues. É o dono e ainda “mete um dedo” na cozinha (onde quem manda é o seu filho Miguel), mas é muito mais do que isso. O Sr. José é uma lição de história e de vida em pessoa, e é por causa dele que a experiência no Delícias de Goa transcende tudo aquilo que é um restaurante normal.
delicias de goa restaurante goes lisboa interior 2
A forma como nos conta a história da sua vida (passada entre Goa e Lisboa, além de muitos outros países), enquadrando cada um dos pratos que vamos comendo, faz com que nos sintamos com ele e a sua família em sua casa, em Goa, há muitos anos atrás. É algo tão genuíno que nos envolvemos desde o primeiro minuto. O amor que ambos têm pelo que fazem (porque o filho Miguel, não sendo tão falador, é igualmente apaixonado) é transmitido de forma tão natural para quem se senta à mesa do restaurante que, no final, não só não damos pelo tempo passar como não queremos vir embora.
E a comida, ainda mais por causa da história que a envolve, é uma viagem pelas influências portuguesas em Goa e como as duas gastronomias souberam aprender uma com a outra e complementar-se. E ainda há o pormenor delicioso das receitas base estarem escritas à mão num velho caderno, da autoria da esposa do Sr. José. Também por isso, não escolhemos nada, deixamo-nos levar pela sua sabedoria e por aquilo que nos aconselha a provar.
delicias de goa restaurante goes lisboa balchao
Começamos com um paparis recheado e umas chamuças excelentes, onde se consegue perceber todos os diferentes sabores no seu interior, de fritura perfeita e tamanho considerável.
Seguimos depois com um caril de camarão que, parecendo simples, é provavelmente um dos melhores que já comemos, tal é a densidade do seu sabor. Apurado, picante mas sem ser demasiado, camarões robustos, enfim, a verdade é que não fica nada no prato senão as cascas. E se o caril estava excelente, não há palavras para descrever o balchão de porco! Uma espécie de carne guisada, muito tenra, com um molho fenomenal. Não era preciso história nenhuma, mas enquanto nos serve o Sr. José conta-nos como aquele prato era servido na casa dos seus pais, quando era criança, e isso transporta-nos para lá, sentimo-nos quase como se estivéssemos à mesa com eles. Mas não convidados, antes parte da família.
A acompanhar ambos os pratos, além do tradicional arroz branco, uma excelente salada que, como nos é explicado, vai limpando o picante que as especiarias diversas dão aos pratos. E não é que resulta mesmo?
Terminamos com uma excelente bebinca, receita de família (claro) e um surpreendente doce de grão, que nos é recomendado que acompanhe o café e seja mesmo molhado nele. Final perfeito para uma refeição perfeita.
delicias de goa restaurante goes lisboa babinka
Ainda ficamos à conversa depois da refeição, que foi muito mais do que isso. Falámos sobre as culturas, falámos sobre as influências na comida e não só, falámos sobre famílias. O Sr. José e o filho Miguel são os anfitriões que qualquer restaurante deveria ter, porque amam aquilo que fazem. Mas mais do que isso, são os anfitriões que qualquer casa de família devia ter. Porque um jantar no Delícias de Goa nunca vai ser um simples jantar. Vai ser sempre muito mais do que isso.
Preço Médio: 20€ pessoa (com entrada, prato e sobremesa + vinho)
Informações & Contactos:
Rua do Conde Redondo, 2 D | 1150-105 Lisboa | 96 149 15 21)
Publicado no blogue "ONDE VAMOS JANTAR"

Sem comentários: