Chaplin é um filme biográfico estadunidense de 1992 sobre a vida do comediante britânico Charlie Chaplin. Foi produzido e dirigido por Richard Attenborough e estrelado por Robert Downey, Jr., Moira Kelly, Dan Aykroyd, Penelope Ann Miller e Kevin Kline. Ele também possui Geraldine Chaplin no papel de sua própria avó paterna, Hannah Chaplin.
O filme foi adaptado por William Boyd, Bryan Forbes e William Goldman dos livros My Autobiography de Chaplin e Chaplin: His Life and Art pelo crítico de cinema David Robinson. Produtora associada Diana Hawkins tem um crédito pela história. A música original foi composta por John Barry.
Sinopse
O filme relata a vida de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema, desde a infância até o recebimento de um Oscar, e das inúmeras ligações amorosas aos problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos.
O filme é estruturado em torno de longos flashbacks como o idoso Charlie Chaplin (Robert Downey Jr.) (agora a viver na Suíça) relembrando momentos de sua vida durante uma conversa com personagem fictício George Hayden (Anthony Hopkins), o editor de sua autobiografia. Lembranças de Chaplin começam com sua infância de pobreza extrema, da qual ele foge, mergulhando no mundo das salas de música deLondres, depois se mudando para os Estados Unidos.
Há referências a alguns de seus muitos episódios românticos (incluindo Hetty Kelly, Mildred Harris, Georgia Hale, Marion Davies, Edna Purviance,Lita Grey, Paulette Goddard, Joan Barry e Oona O'Neill), sua colaboração profissional com Mack Sennett e amizade com Douglas Fairbanks.
Sem comentários:
Enviar um comentário