quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Anti-tabagismo

Dicas e tratamentos naturais
DIETA ALCALINIZANTE: durante os primeiros dias, é interessante passar um ou dois dias alimentando-se de maneira especial, com sucos, como laranja, abacaxi e maçã a cada três horas, preferencialmente sem adoçar. Comer alimentos crus, como as frutas no café da manhã e jantar, legumes cozidos no vapor, etc. Esse tipo de dieta ajuda a alcalinizar e purificar o sangue, reduzindo a vontade de fumar.
SUCO DE AGRIÃO: em jejum e antes do almoço, preparar um  suco de agrião, que pode ser misturado à uma cenoura para melhorar o sabor e deve ser bebido bem vagarosamente.
TRUQUE PARA QUANDO A VONTADE DE FUMAR ESTIVER MUITO FORTE: tomar vagarosamente, um copo de água, água com limão ou água de coco. Outra coisa que ajuda é pingar gotas de própolis na boca ou fazer bochechos com medicamentos à base de sais de prata.
ASSA-PEIXE: esta erva é considerada a erva medicinal anti-tabagismo, pois ajuda a limpar os pulmões, dissolver o pigarro acumulado e diminuir a vontade de fumar. Deve-se fazer o chá por decocção, ou seja, ferve-se um punhado do chá numa xícara de água por alguns minutos, coa-se e bebe-se até seis vezes ao dia. Nos dias da dieta alcalinizante, quando se toma sucos em intervalos de três horas, pode-se suspender o consumo do chá de assa-peixe e tomar, nos intervalos entre os sucos, apenas água com limão.
MISTURAS DE ERVAS CONTRA O VÍCIO: ao chá de assa-peixe, pode-se misturar, a cada dois dias, outras ervas que também tem efeitos muito positivos contra o vício de fumar: alfavaca, tanchagem, taiuiá, salsaparrilha e cavalinha. Eles contribuirão na desintoxicação do organismo, eliminando os efeitos das toxinas do cigarro.
SAUNA: fazer sauna duas vezes por semana, ajuda a acalmar a agitação e aflição que a abstinência causa. Um médico deve ser consultado antes para avaliar se o paciente pode fazer sauna.

Conheça algumas plantas e suas propriedades benéficas no tratamento antitabagismo
A kava kava (piper methysticum) é uma espécie de Valium (remédio antidepressivo), pois resolve o problema de depressão e alterações de humor causados pela abstinência. Mas atenção, como possui certa toxicidade, deve ser usada com moderação;
A valeriana é outra erva calmante, relaxa as tensões dos músculos e faz ótimo efeito na hora de dormir, ajudando a combater a insônia de quem ainda está sob efeito da abstinência;
Maracujá também é utilizado para a insônia, mas pode ser consumido para combater a ansiedade durante o dia;
A artemísia (artemísia vulgaris), que também é bastante conhecida como Erva-de-São-João, é usada como antidepressivo natural eficiente e, estudos recentes mostram que tem o poder de dar sensação de tranquilidade, acabando com o estresse de ex-fumantes, já que aumenta os níveis de dopamina no cérebro;
Quando a pessoa resolve parar de fumar e simplesmente interrompe o tabagismo, isto é, não fuma mais, os efeitos são muito fortes, especialemtne nos primeiros dias, quando a abstinência aparece em todos os momentos, o que, frequentemente, leva o viciado a desistir e voltar ao vício. As toxinas do cigarro permanecem por alguns dias ainda no organismo, por isso, é essencial que o ex-fumante beba muita água, para desintoxicar. Assim também, na dieta é importante acrescentar frutas e sucos desintoxicantes, como a maçã, o abacaxi, a laranja, o limão, etc.
Caminhe! Sim, faça caminhadas ao ar livre, mentalizando coisas boas e felizes, planos e sonhos, não precisa ser muito longa a distância, afinal, provavelmente, um fumante nem aguentaria ir muito longe! Mas vá oxigenando e desintoxicando seu corpo aos poucos!
Use técnicas para desvincular o costume de acender um cigarro, principalmente nos primeiros dias! O fumante tem por hábito acender um cigarro em ocasiões específicas, como por exemplo, ao acabar de comer, ou acompanhando uma cervejinha, um cafezinho, etc. Na verdade, o cigarro é quase um acompanhante fixo do dependente! Por isso, é importante montar uma espécie de “programa” para quebrar esse (mau) hábito de usar o cigarro como acompanhamento. Por exemplo: quando resolver parar de fumar, já se esquematize no sentido de fazer as coisas de modo diferente, sem o cigarro. Como ao acabar uma refeição, não vá sentar-se no local onde costumava, com seu cigarro, vá fazer algo, de preferência que ocupe as mãos e a mente. Que tal lavar os pratos? Se essa não for uma opção aceitável para você, escolha alguma coisa que possa fazer para se distrair daquele momento. E assim também em outros em que o cigarro costumava ser seu objetivo, mude o foco! Talvez, nos primeiros dias, seja necessário evitar saídas com os amigos fumantes, pois, são grandes as chances de um chope inocente levá-lo de volta à estaca zero!
Falando em “estaca zero”, as técnicas naturais costumam funcionar perfeitamente se associadas à força de vontade, mas, se por acaso acontecer uma recaída, se fumar novamente no meio do tratamento, não se frustre e abandone o plano, isso pode acontecer, é normal. Só que, geralmente, quando acontece, a pessoa acaba se desmotivando e decepcionada consigo mesma, usa essa pequena fraqueza para voltar ao vício. Lembre-se: você estará lutando contra um dos vícios mais fortes e difíceis de abandonar, então não seja tão drástico, pois, não é o ideal, mas “escorregar” uma ou duas vezes não é o fim do mundo! Seja forte e otimista! queira acima de tudo melhorar sua saúde! Depois de alguns dias sem os efeitos nocivos do cigarro, ao subir a primeira escada, ou caminhar uma distância um pouco maior, você sentirá os benefícios ao respirar sem dificuldade e aí, todo o esforço terá valido a pena!

Sem comentários: