sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios?

"Sabia que…
A Asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios?
Resulta do estreitamento dos brônquios, que pode ocorrer em várias circunstâncias. Ficando mais estreitos, o ar sai e entra nos pulmões com mais dificuldade. Este estreitamento é provocado pela contração dos músculos que existem à volta dos brônquios, pelo aumento da parede dos brônquios, ficando assim o interior dos brônquios mais estreito e pela maior quantidade de secreções que estes produzem. A asma afeta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades no Mundo. Em Portugal calcula-se que estão afetadas aproximadamente 600.000 pessoas, cerca de 11% das crianças e 5% dos adultos.

Quais são os sintomas de asma?
Causa sintomas respiratórios, nomeadamente dificuldade em respirar, pieira ou chiadeira, sensação de opressão do tórax, tosse e cansaço. A intensidade dos sintomas é muito variável de doente para doente e mesmo em cada doente, já que podem passar-se dias, semanas ou meses sem sintomas ou podem ser muito frequentes. Também a intensidade das crises pode ser muito diferente de dia para dia.

Dificuldade em respirar
Dificuldade em deitar fora o ar do peito e em fazer entrar mais ar.Normalmente, não temos consciência da entrada e saída de ar dos pulmões.

Pieira
Ruído tipo assobio que se ouve quando se respira, e que é provocado pela passagem do ar nos brônquios estreitados.

Sensação de aperto no tórax
Sensação de ter o peito a ser apertado por um cinto.

Quer saber se tem asma?
Se tem os sintomas referidos, consulte o seu médico. Ele pode ajudá-lo, fazer o diagnóstico e tratá-lo."

Fonte: Sociedade Portuguesa de Pneumologia
*As informações e/ou os conselhos disponibilizados não substituem o parecer/opinião do seu Médico.

Sem comentários: