sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rir

Beneficios na saúde
Quando rimos fortalecemos o coração, dilatamos os vasos sanguíneos, melhoramos a respiração, aliviamos a digestão, activamos mais de 400 músculos do nosso corpo e fortalecemos os laços afectivos, libertamos serotonina (anti-depressivo natural), libertamos endorfinas (hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar), libertamos dopamina que ajuda a elevar o estado de ânimo, libertamos também adrenalina o que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos, proporcionando-nos maior criatividade.

Por outro lado rir com frequência fortalece o sistema imunológico e como rebaixa o nível de cortisol combatemos melhor o stress e as insónias. Melhora a função pulmonar em pacientes asmáticos e combate problemas cardiovasculares, entre outros benefícios.

Rir ajuda a superar situações quotidianas duma forma saudável e é uma excelente terapia complementar á medicina tradicional.
O nosso corpo não distingue o riso falso do riso verdadeiro e leva ao organismo a obter todos os benefícios dos que falamos anteriormente.


Rir com as vogais
Segundo a medicina tradicional chinesa cada vogal produz vibrações internas em diferentes zonas do nosso corpo. A letra que predomina em cada pessoa também não é aleatória, o próprio organismo, baseado em onde precisa essa vibração, tende a fazer-nos rir com essa vogal.

O que é que acontece quando rimos com a vogal A (Ahahaha): Produz uma vibração na zona genital e abdominal: rins, ovários, matriz, ventre e intestino grosso. Actua sobre o tecido ósseo prevendo a osteoporose. Melhora o sentido do ouvido. Domina o medo de começar novos projectos.

O que é que acontece quando rimos com a vogal E (Ehehehe): Produz uma vibração na zona baixa das costelas e do plexo solar. Liberta energia do fígado e da vesícula biliar. Actua sobre o tecido muscular. Melhora o sentido da vista. Domina o medo da auto-aceitação. A expressão com a que se relaciona é com o grito.

O que é que acontece quando rimos com a vogal I (Ihihihihihi): Produz uma vibração na zona do pescoço. Liberta energia do órgão do coração e do intestino delgado. Activa o sistema circulatório, prevendo as varizes. Actua sobre o sistema nervoso e activa a tiróide. Melhora o sentido do tacto. Domina o medo a criar. A emoção com a que se relaciona é o riso e a alegria.

O que é que acontece quando rimos com a vogal O (ohohohho): Produz uma vibração na zona cerebral. Liberta energia do estômago o pâncreas e o baço. Previne a celulite. Estimula a glândula pineal, a hipófise, a pituitária e o hipotálamo. Melhora o sentido do gosto. Domina o medo a agir. A emoção com a que se relaciona é a surpresa. Não se recomenda rir mais de um minuto com este som pois pode provocar estados de trance.

O que é que acontece quando rimos com a vogal U (Uhhuhhuhu): Produz uma vibração na zona dos pulmões. Actua sobre as nossas lembranças. Melhora o sentido do olfacto. Domina o medo a perder. A emoção com que se relaciona é o choro.

Sem comentários: