Avançar para o conteúdo principal

Rir

Beneficios na saúde
Quando rimos fortalecemos o coração, dilatamos os vasos sanguíneos, melhoramos a respiração, aliviamos a digestão, activamos mais de 400 músculos do nosso corpo e fortalecemos os laços afectivos, libertamos serotonina (anti-depressivo natural), libertamos endorfinas (hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar), libertamos dopamina que ajuda a elevar o estado de ânimo, libertamos também adrenalina o que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos, proporcionando-nos maior criatividade.

Por outro lado rir com frequência fortalece o sistema imunológico e como rebaixa o nível de cortisol combatemos melhor o stress e as insónias. Melhora a função pulmonar em pacientes asmáticos e combate problemas cardiovasculares, entre outros benefícios.

Rir ajuda a superar situações quotidianas duma forma saudável e é uma excelente terapia complementar á medicina tradicional.
O nosso corpo não distingue o riso falso do riso verdadeiro e leva ao organismo a obter todos os benefícios dos que falamos anteriormente.


Rir com as vogais
Segundo a medicina tradicional chinesa cada vogal produz vibrações internas em diferentes zonas do nosso corpo. A letra que predomina em cada pessoa também não é aleatória, o próprio organismo, baseado em onde precisa essa vibração, tende a fazer-nos rir com essa vogal.

O que é que acontece quando rimos com a vogal A (Ahahaha): Produz uma vibração na zona genital e abdominal: rins, ovários, matriz, ventre e intestino grosso. Actua sobre o tecido ósseo prevendo a osteoporose. Melhora o sentido do ouvido. Domina o medo de começar novos projectos.

O que é que acontece quando rimos com a vogal E (Ehehehe): Produz uma vibração na zona baixa das costelas e do plexo solar. Liberta energia do fígado e da vesícula biliar. Actua sobre o tecido muscular. Melhora o sentido da vista. Domina o medo da auto-aceitação. A expressão com a que se relaciona é com o grito.

O que é que acontece quando rimos com a vogal I (Ihihihihihi): Produz uma vibração na zona do pescoço. Liberta energia do órgão do coração e do intestino delgado. Activa o sistema circulatório, prevendo as varizes. Actua sobre o sistema nervoso e activa a tiróide. Melhora o sentido do tacto. Domina o medo a criar. A emoção com a que se relaciona é o riso e a alegria.

O que é que acontece quando rimos com a vogal O (ohohohho): Produz uma vibração na zona cerebral. Liberta energia do estômago o pâncreas e o baço. Previne a celulite. Estimula a glândula pineal, a hipófise, a pituitária e o hipotálamo. Melhora o sentido do gosto. Domina o medo a agir. A emoção com a que se relaciona é a surpresa. Não se recomenda rir mais de um minuto com este som pois pode provocar estados de trance.

O que é que acontece quando rimos com a vogal U (Uhhuhhuhu): Produz uma vibração na zona dos pulmões. Actua sobre as nossas lembranças. Melhora o sentido do olfacto. Domina o medo a perder. A emoção com que se relaciona é o choro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters