segunda-feira, 24 de março de 2014

O Dia Mundial da Tuberculose

No dia 24 de Março assinala-se O Dia Mundial da Tuberculose, definido em 1982 pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar a população e aumentar a consciência sobre a epidemia mundial que é a tuberculose, assim como reforçar os esforços para eliminar a doença.

Apesar de ser uma doença curável, com diagnóstico atempado e tratamento seguido à risca, anualmente são portadores de tuberculose cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 9 milhões de novos casos e levando à morte de 1,7 milhões de pessoas.

Embora a tuberculose seja especialmente frequente e grave nas zonas em que as populações têm maiores vulnerabilidades e carências sociais e dificuldade no acesso à medicação, continua a ser um grave problema de saúde nos países desenvolvidos, dada a existência de um número crescente de pessoas nas quais o sistema imunológico está comprometido, quer pelo uso de fármacos imunodepressores, quer pelo abuso de drogas, ou por sofrerem de VIH / SIDA.

Em Portugal, no ano de 2012, segundo dados provisórios da Direção Geral de Saúde, foram diagnosticados 2480 casos de tuberculose, incluindo novos casos (2286) e retratamentos.

Este ano, no nosso país, várias associações irão realizar ações conjuntas, de forma a sensibilizar a população para a problemática da tuberculose, nomeadamente da tuberculose infantil, que representa pelo menos 1 milhão dos 9 milhões de casos diagnosticados em todo o mundo, por ano.


Sem comentários: