domingo, 12 de janeiro de 2014

Sarapatel alentejano versus goes

Os goêses estão convencidos de que o "Sorpotel" pertence à culinária de Goa, mas isso não é verdade. Foram os porqueiros alentejanos que inventaram o sarapatel. Não sei se foi o Vasco da Gama ou Afonso de Albuquerque que levou para Goa nas suas naus, porqueiros e porcos do Alentejo para obrigar os hindus a comerem carne de porco antes de convertê-los ao Cristianismo. Certamente gostaram tanto do sarapatel alentejano e inventaram o seu próprio sarapatel à goêsa. Ora vejamos como é confeccionado o sarapatel em Portugal e em Goa. As receitas de Goa e Portugal retiradas da internet só servirão para quem nunca comeu sarapatel genuino de Goa de confecção caseira. O sarapatel que servem actualmente nalguns restaurantes de Goa é uma grande aldrabice picante à ganthi sem qualquer sabor à sarapatel de goenkares. 


Portugal 

Em Portugal, no Alto Alentejo, o sarapatel é confeccionado principalmente com borrego ou cabrito. É também utilizada a designação sopa de sarapatel, em algumas receitas. 

Para além da carne de borrego ou cabrito, o sarapatel é preparado com pulmões, fígado, coração ou outras vísceras, sangue cozido, banha, azeite, cebola, alho, tomate e pão da véspera. É temperado com louro, colorau, cravinho e cominhos. 

As carnes são cortadas em pedaços e levadas a fritar em banha com as cebolas e temperos. Após alourarem um pouco, são cobertas com água a ferver. Quando a carne está quase cozida, é adicionado o sangue. Por fim, o sarapatel é servido quente, sobre fatias de pão finas. 

RECEITA 

SARAPATEL 

INGREDIENTES: 
1 fissura de porco ( fígado, bofe e coração) 
Sangue de porco 
2 xícaras de chá de água 
Limão a gosto 
2 cebolas roxas grandes picadas 
5 dentes de alho picados 
2 colheres de chá de pimenta-do-reino 
4 colheres de sopa de hortelã picada 
4 colheres de sopa de salsinha picada 
1/4 de xícara de chá de vinagre 
4 pimentas de cheiro 
4 colheres de sopa de banha de porco 



MODO DE PREPARO: 

O sangue de porco pode ser encontrado já cozido e sólido, ou ainda líquido, em saquinhos de plástico. Se estiver líquido, cozinhe em água fervendo até que fique firme. Corte em cubinhos. Reserve. Leve os miúdos de porco ao fogo com água, bastante suco de limão e limões cortados ao meio. Espere ferver, troque a água e espere ferver novamente. Pique os miúdos. Acrescente todos os temperos. Deixe então tudo como está, de um dia para o outro. Na manhã seguinte, frite os temperos e os miúdos. Acrescente água e cozinhe mais duas a três horas até que os miúdos fiquem bem macios. Coloque o sangue cortadinho e deixe engrossar. 

Goa 
O sarapatel de Goa é confeccionado com carne, fígado, coração e rim de porco. É temperado com malaguetas, cravinho, açafrão, canela, coentros, cominhos, gengibre, alho e tamarindo. Leva ainda cebolas picadas e pode levar também vinagre, conforme o gosto. 

As carnes começam por ser cozidas com o açafrão e o sal. Depois de cozidas, são cortadas em pequenos cubos, que são fritos em seguida. As especiarias são misturadas e adicionadas às cebolas refogadas. A carne é adicionada em seguida, assim como um pouco da água da sua cozedura. Vai a apurar por instantes e está pronto a servir. 

É normalmente servido com arroz branco. 
------------ 
Isso é cá em Portugal, mas em Goa o sarapatel é servido com "sannas", tipo bolos espalmados redondos feitos com farinha de arroz e fermento natural, de consistência porosa cozidos à vapor. O sarapatel genuino, digamos de 3 Kilos de carnes leva quase uma manhã inteira para confeccionar numa panela de barro. As "sannas" levam quase a tarde inteira. O sarapatel fica bem apurado no dia seguinte. 

Sem comentários: