quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sabia que…

Sabia que…
Coração é o motor do corpo humano?
Todas as células do organismo precisam de oxigénio e alimento para funcionarem. O veículo de transporte que faz chegar estas e outras substâncias às células é o sangue.
O sangue é produzido na medula e oxigenado pelos pulmões; viaja continuamente através de uma complexa rede de artérias e vasos sanguíneos que o fazem chegar a todas as partes do corpo.
O coração funciona como motor de todo este sistema, bombeando o sangue e as substâncias que este transporta, através das veias e das artérias.

Como bate o coração?

As paredes do coração são revestidas por músculo — o chamado músculo cardíaco ou miocárdio. Este músculo contrai-se de forma automática, bombeando o sangue dentro do coração e para o seu exterior.
Cada batida corresponde a duas fases distintas:
1.ª Fase — Diástole
Nesta fase os ventrículos estão relaxados. As válvulas entre as aurículas e os ventrículos abrem-se, para que o sangue “desça” das aurículas, enchendo os ventrículos. As válvulas de saída do coração (aórtica e pulmonar) estão fechadas. No final desta fase as aurículas contraem-se, bombeando o sangue para os ventrículos.
2.ª Fase — Sístole
Na segunda fase, é a vez dos ventrículos se contraírem, empurrando o sangue para o exterior do coração. Esta contração é vigorosa e pode-se sentir, colocando a mão no peito, do lado esquerdo. As válvulas de saída do coração abrem-se deixando o sangue fluir para a artéria aorta e artéria pulmonar.

Em que situações o coração faz mais esforço?
Existem muitas situações que podem fazer com que o coração tenha que aumentar o ritmo das suas batidas. Por exemplo, esforços físicos, ansiedade ou stress. Nestas situações, quando o organismo precisa de mais alimento e oxigénio, o coração tem a capacidade de se adaptar, bombeando até quatro vezes mais sangue do que em estado de repouso.
·         Em repouso → são bombeados 5 litros de sangue por minuto.
·         Em esforço → podem chegar a ser bombeados 20 litros por minuto.
Geralmente, as situações acima descritas fazem com que a pressão arterial aumente temporariamente. No entanto, a pressão voltará a valores normais quando o corpo entra de novo em estado de repouso.

Principais fatores de desgaste para o coração
O coração tem assim uma grande capacidade de se adaptar aos diferentes estados emocionais e físicos pelos quais passamos. No entanto, como todas as “máquinas”, sofre um desgaste de acordo com as situações a que é sujeito.
O stress, o tabaco, o colesterol, a hipertensão ou a obesidade são alguns dos mais importantes fatores de desgaste para o coração e, como tal, representam uma maior risco de doença cardíaca.

Fonte: Fundação Portuguesa de Cardiologia
*As informações e/ou os conselhos disponibilizados não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.

Sem comentários: