segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Linhaça

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária. É preferível que se consuma sem casca, triturada, para melhor aproveitamento do seu alto valor nutritivo, pois é rica em fibras, ácidos graxos e proteína. Demais disso, dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Devido ao seu alto valor nutritivo é considerado alimento funcional.
Outros usos do Óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e tintas a óleo. O óleo também é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.

História

Os relatos mais antigos da semente do linho são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.
Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus.

Propriedades medicinais

A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.

Sementes de linhaça
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.
Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reacções exantemáticas, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado.
O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poli-insaturadas não produzidas pelo corpo. Veja a porcentagem de gorduras do óleo de linhaça:
Tipos de Gorduras
 %Total de Gorduras
Gorduras Saturadas
9%
Gorduras Monoinsaturadas
18%
Gorduras Polinsaturadas
Ômega-3—57%

Ômega-6—16%
A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo.

Usos da linhaça

A linhaça vem sendo utilizada com fins medicinais, pois conforme estudos da universidade de Toronto, no Canadá auxilia na prevenção e combate do câncer de mama, existe um composto chamado lignana, que trata-se de um tipo de antioxidante que possui composição química similar ao hormônio estrogênio.1 .
Apesar de ser conhecida por suas aplicações medicinais, o principal destino da semente do linho no Brasil é a indústria, para a qual serve como componente de secante de tintas, vernizes, corantes e linóleos2 .

Produção de semente de linhaça no Brasil

A linhaça (semente do linho) é uma cultura de inverno no Brasil. O principal estado produtor é a região Noroeste do Rio Grande do Sul. Seu ciclo curto, de 150 dias, é ideal para o plantio em junho e colheita no final de outubro ou começo de novembro. A produtividade média é de 1,5 tonelada por hectare.
Mitos e Verdades Sobres a Linhaça:
mitos da linhaça
- Linhaça não emagrece! Apenas auxilia no processo de emagrecimento. Ela ajuda a controlar a glicemia e consequentemente as taxas de açúcar no sangue e o armazenamento dessa açúcar no tecido adiposo.
- Há diferenças entre a linhaça marrom e dourada! Porém essa diferença é mínima, apenas a região de cultivo destas, consequentemente a linhaça marrom possui a casca mais dura o que prejudica um pouco na disponibilidade dos nutrientes, porém estudos recentes comprovaram que ambas possuem o mesmo teor de ômega 3.
- A quantidade recomendada gira em torno de 2 colheres de sopa por dia! O excesso de linhaça também pode ser considerado prejudicial.
- Você pode encontrar sob a forma de grão, semente, farinha, cápsulas e óleo. As capsulas costumam ser a versão mais concentrada da semente, porém com enfoque no ômega 3 deixando um pouco de lado as vitaminas e minerais importantes presentes na semente e farinha.
- Linhaça não possui efeitos colaterais caso seja consumida de forma correra na quantidade permitida! Apenas auxiliar na melhora da resposta imunológica.
- Ela é um ácido graxo essencial! Nosso organismo não consegue sintetizar ômega 3 e por isso precisamos ingerir o mesmo através da dieta para fazer jus de seus benefícios.

Linhaça faz mal ?
Um alimento funcional bastante discutido entre profissionais da área da saúde, Linhaça faz mal? ou só trás benefícios em sua utilização. O principal objetivo deste texto é discutir os possíveis malefícios que a linhaça pode causar à saúde humana quando consumida de forma inadequada, sabendo que seu consumo correto mesmo que seja a longo prazo não causa prejuízos à saúde, desde que seja um indivíduo saudável.
A linhaça é uma semente rica em W3 e W6, que são óleos essenciais importantes para manutenção da saúde, assim como fonte de vitaminas do complexo B, minerais e fibras que irão atuar diretamente no processo de digestão e saciedade.
O excesso de todos esses ingrediente poderá causar prejuízos à saúde, consequentemente o consumo exagerado de linhaça faz mal sim e pode ser um grande fator de risco para muitas pessoas que já possuem a saúde debilitada por alguma doença específica, ou até mesmo crônica.
Como a Linhaça faz mal ?
* OBS: Vale lembrar que ela só faz mal em excesso!
- Por ser rica em óleos, mesmo que estes sejam essenciais, eles são considerados lipídios e possuem 9kcal por grama, ou seja, o excesso deste nutriente pode ajudar no acúmulo de gordura no tecido adiposo e com isso causar uma série de outras doenças de origem cardiovasculares.
- Assim como grandes ingestões de fibras podem afetar diretamente a absorção de muitos nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, proporcionando um estado de desnutrição ao consumidor da semente.
- O excesso de vitaminas também poderá causar toxicidade, porém neste caso é mais raro, por serem vitaminas hidrossolúveis e de fácil eliminação.
Como Consumir linhaça de forma correta:
Os profissionais nutricionistas recomendam cerca de duas colheres de sopa da semente de linhaça por dia, ou seja, acredita-se que 3 colheres não fará grandes prejuízos, porém não devemos exagerar na dosagem que a longo prazo pode ser altamente prejudicial.

Lembre-se, a diferença entre o remédio e o veneno esta na dosagem.

Sem comentários: