quarta-feira, 20 de março de 2013

O Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado pela primeira vez esta quarta-feira, em todo o mundo. A data de 20 de Março, estabelecida em 2012 pela ONU, pretende reconhecer a felicidade e do bem-estar como objetivos universais para a vida humanidade.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, espera que neste dia seja "reforçado o compromisso para com o desenvolvimento inclusivo e sustentável do ser humano" e que sejam "renovadas as nossas garantias para ajudar os outros".
"Quando contribuímos para um bem comum, nós próprios enriquecemos. A compaixão promove a felicidade e vai ajudar-nos a construir o futuro que desejamos", acrescentou o responsável, no site oficial da organização, numa mensagem dedicada a este dia.
Numa conferência realizada pela ONU, Ban Ki-moon defendeu que o mundo "necessita de um novo paradigma económico que reconheça a igualdade dos três pilares do desenvolvimento sustentável". O secretário-geral afirmou que as componentes social, económica e ambiental "são indivisíveis".


O psicólogo sublinha que o conceito mudou ao longo do tempo.
«Actualmente, ser feliz tornou-se um peso. ´Temos` que ser feliz. E quanto mais as pessoas querem ter a felicidade, mais elas se vão sujeitar a uma felicidade simplista. E esse movimento é potencializado face ao contexto em que vivemos, de uma sociedade que se organiza em torno do consumo».


Fórum da rádio: Felicidade versus Crise? Que Achas tu?

A Rádio ONU está a perguntar no Facebook: «O que te faz feliz?»

Sem comentários: