sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maças Azuis de Edite Gaitonde

Se a exemplar figura do marido, o Dr. Pundlik Gaitonde, personalidade ímpar no movimento anticolonialista goês, se destaca na narrativa, conferindo-lhe a natureza de uma importante fonte da história, a protagonista do livro é Edila Gaitonde - por muito longe que isso tivesse estado da intenção da autora. É ela que, numa narrativa despretensiosa mas quase cinematográfica, nos vai guiando, com leveza, ironia subtil e abertura de espírito, pelos ambientes contrastantes que viveu.» António Manuel Hespanha

Edila Gaitonde, natural da Horta, Açores (família Dutra de Andrade), tirou o curso do Conservatório de Música de Lisboa.
Posteriormente fez a qualificação como professora do ensino liceal e foi professora em Nova Deli e em Londres. Trabalhou igualmente como locutora dos serviços externos da All India Radio em Nova Deli.
Publicou In Search of Tomorrow (1987 e 2011) e The Tulsi and Other Short Stories from Goa (2011) e tem no prelo Edmund, the Mariner. A autora é viúva de Pundlik Gaitonde, médico goês que se opôs ao  regime salazarista e que veio a ser o primeiro representante hindu de Goa no Parlamento de Nova Deli após a libertação em 1961.
 
http://www.casadegoa.org/files/MacasAzuis.pdf

1 comentário:

Luisa disse...

Acabei de o ler, recomendo-o vivamente...