quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora das Candeias


Hoje, dia 2 de Fevereiro: Dia de Nossa Senhora das Candeias.

Diz o povo: "Se Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar está o Inverno a passar", ou seja, a presença de um dia solarengo pode ser mau presságio, pois tal significa que ainda temos mais uns tempos de invernia.

Mas, este é apenas um dos provérbios relacionados com a celebração da Senhora ...das Candeias ou Senhora da Luz, logo no início de Fevereiro.

Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).

Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]»), e tornou-se particularmente cultivada em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e Igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à acção mecenática da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.

Fonte: Internet

Sem comentários: