terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.

Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.

O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.

É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.

Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natal para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha.

Lenda:
Luzia, filha de uma rica família de Siracusa, Itália, estava prometida a um jovem de sua cidade. Como a santa houvesse feito promessa de manter-se virgem, cancelou o casamento e distribuiu aos pobres do vilarejo o seu dote. O noivo, em vingança, acusou-a de ser cristã ao procônsul, que ameaçou levá-la a um prostíbulo para que fosse contaminada. Luzia respondeu: "O corpo se contamina se a alma consente". Irritado, o procônsul ordenou sua prisão. A tradição conta que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte, encontraram-na com os olhos novamente perfeitos. Santa Luzia é a protetora da visão não apenas como sentido da vista, mas como faculdade de percepção da realidade sobrenatural.

Oração a Santa Luzia - Dia de Santa Luzia 13/12
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

1 comentário:

Jipeshrek disse...

Estava a ouvir Santa Lucia com o tenor Andrea Bocelli, belíssima, e "disquei" no Google (o novo pai dos burros) encontrando seu blog. Agradeço sua síntese da história de Santa Luzia que me comoveu mesmo não sendo católico. Belo templo em sua homenagem me instigou desejo de conhecê-lo pessoalmente. Gostei de seu blog, parabéns!