Avançar para o conteúdo principal

Berlim Taizé 2011

30 000 jovens rumo a uma nova solidariedade
De 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, vão reunir-se em Berlim 30.000 jovens para a 34ª etapa da «Peregrinação de Confiança» animada pela Comunidade de Taizé. Acolhidos pelas igrejas e pelos habitantes de Berlim, os jovens vindos de toda a Europa e também dos outros continentes vão procurar incentivos para expressar novas formas de solidariedade. As orações comunitárias e as reflexões e partilhas sobre diferentes temas espirituais, sociais, artísticos, políticos e económicos vão marcar este Encontro, que terá lugar pela primeira vez na capital alemã.

Ecumenismo: Prior de Taizé convida a «derrubar» muros
Berlim, 29 dez 2011 – O prior da comunidade ecuménica de Taizé convidou os jovens da Europa a “derrubar” os muros que existem “entre povos e continentes”, bem como no seu próprio “coração”.

“Berlim tornou-se um símbolo para todos os que, através do mundo, procuram ultrapassar os muros da separação e avançar na direção da confiança”, disse o irmão Alois, de nacionalidade alemã, aos participantes do 34.º Encontro Europeu promovido pela comunidade ecuménica de Taizé, este ano dedicado ao tema da solidariedade e que decorre, pela primeira vez na capital da Alemanha.

Após agradecer a todos os que acolhem os jovens e a organização do evento, o prior de Taizé destacou que Berlim “é uma cidade marcada pelas maiores diversidades”, voltada para o futuro, mas que procura também “integrar a memória de um passado doloroso”.

Nesse contexto, cada um dos pavilhões de oração tem um desenho de Maria com o menino Jesus, feito durante a II Guerra Mundial por um soldado alemão que estava em Estalinegrado, na Rússia.

“Escolher a confiança não significa fechar os olhos ao mal. A confiança não é ingénua ou fácil; é um risco”, disse o irmão Alois.

Para este responsável, “a felicidade não se encontra no ‘cada um por si’; a felicidade encontra-se ao termos em conta a solidariedade entre os homens”.

“Numa época em que muitos se perguntam ‘qual é verdadeiramente o sentido da minha vida?’, nós, os irmãos da nossa comunidade, gostaríamos de dizer claramente: encontra-se na solidariedade com os outros, vivida em atos concretos”, prosseguiu.

O prior de Taizé quis deixar um agradecimento especial aos que decidiram acolher jovens, mesmo sem pertencerem a qualquer Igreja: “A hospitalidade é um dos maiores contributos para construir a paz”.

Para as tardes de hoje e de sexta-feira, o programa do Encontro Europeu propõe uma lista workshops com cerca de quinze temas, à escolha, incluindo uma apresentação da vida e a visão do irmão Roger, fundador de Taizé (1915-2005).

Entre as iniciativas prevê-se ainda um encontro com deputados do Parlamento Federal alemão, dedicado ao tema ‘Por um mundo mais justo: a política e a nossa responsabilidade como cidadãos’.

Os jovens, que realizam uma vigília pela paz à meia noite de 31 de dezembro e uma “festa dos povos” às primeiras horas do novo ano, são convidados a levar medicamentos e material médico de primeira necessidade, a serem entregues pelos monges a populações pobres da Coreia do Norte, prosseguindo a ajuda prestada pela comunidade ecuménica desde 1998.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......