terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lontra


A lontra tem um pescoço reduzido, embora largo, e uns olhos pequenos e vivos ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos sensoriais - as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e a afunilar suavemente até à ponta, constitui o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo simultaneamente de leme. As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que propicia uma natação rápida e vigorosa. O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à exceção da região do ventre, que é mais clara. Possui por vezes uma mancha clara (creme ou mesmo branca), por debaixo do queixo e que se pode estender até à garganta. Esta pelagem, espessa e sedosa, é constituída por duas camadas de pêlos, a mais externa responsável pela impermeabilização e a mais interna pelo isolamento térmico.

Quando nada, a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se à superfície sem ser notada. Quando mergulha, os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente, e ajusta a curvatura do cristalino, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora de água. Vive na margem dos rios, onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos. Muitas vezes aproveita tocas abandonadas por outros animais, ou refugia-se em troncos velhos ou nas raízes das grandes árvores. Cria um sistema de galerias com várias entradas, umas subaquáticas e outras ao nível do solo. O macho mede em média 120 cm e pesa entre nove e 14 kg, sendo a fêmea ligeiramente menor e mais leve.

A lontra é uns animais essencialmente nocturnos ou crepusculares, silenciosos e de difícil observação. Alimenta-se, sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, répteis, aves aquáticas, mamíferos, insectos e crustáceos. Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas acasala, sobretudo na Primavera e no final do Inverno. A gestação dura nove semanas e nascem duas a três crias que permanecem com a mãe até à idade de um ano.
Vive entre seis a oito anos, não se lhe conhecendo predadores. A redução da sua população deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitats naturais.

Saiba tudo sobre a lontra
Nome popular: Lontra
Nome Científico: Lutra longicaudis
Habitat natural: Ela habita a região de rios e lagos
Distribuição geográfica: do nordeste do México ao Uruguai e na província de Buenos Aires na Argentina.
Hábitos alimentares: Alimenta-se de peixes, crustáceos, anfíbios, répteis, e ocasionalmente de aves e mamíferos.
Tamanho: Possui 82 cm de comprimento, a cauda chega a 57 cm
Peso: Chega no máximo a 15 kg. Normalmente os machos são maiores que as fêmeas

Pelagem: A coloração da parte superior varia do marrom claro ao escuro, a pelagem é curta, macia, porém bastante densa
Filhotes: A gestação é de 60 dias e nascem de 1 a 6 filhotes de cada vez. A fêmea dá cria a seus filhotes na terra ou em pedras. Os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade. Atingem a maturidade sexual com 2 anos.
Tempo de vida: A longevidade em cativeiro chega a 25 anos.

Saiba mais: A lontra é um animal que pertence à ordem carnívora.

Quando está caçando, tem por hábito pegar o alimento e comer na beira do rio.
As lontras têm hábitos crepusculares e noturnos. Por esse motivo, durante o dia, preferem dormir entre pedras ou ocos de árvores próximas aos rios.

O grupo social consiste em uma fêmea adulta e filhotes jovens. O macho não vive em grupos, junta-se com a fêmea somente em épocas reprodutivas. Quando isso acontece, os machos marcam o seu território com urina através de glândulas secretoras.

A lontra pertence à lista dos animais ameaçados de extinção. A espécie é caçada pelo valor de sua pele, que é utilizada para confecção de casacos ou para enfeitar vestidos ou chapéus.

Sem comentários: