A Carris inaugurou há 110 anos a rede de eléctricos de Lisboa, um transporte emblemático da capital que viu a sua importância decrescer ao longo do tempo, mas ainda serve 20 milhões de pessoas por ano.
Foi a 31 de Agosto de 1901 que o primeiro eléctrico de Lisboa começou a circular, na então chamada Linha Marginal Ocidental, que ligava o Cais do Sodré e Algés (concelho de Oeiras), o trajecto mais antigo que ainda é percorrido.
Hoje, esta mesma Linha 15, que liga a Praça da Figueira e Algés, é a mais emblemática da rede de eléctricos de Lisboa, disse à Lusa o secretário-geral da Carris, Luís Vale, realçando que aquela foi «a primeira linha a ser totalmente modernizada e também a primeira a receber carros eléctricos modernos em Abril de 1995».
Também emblemática é a Linha 28, considerada um ex-líbris da cidade, inaugurada em 1914 e que liga o Martim Moniz e Campo de Ourique, percurso habitual entre turistas que visitam a capital.
A expansão da rede continuou nos anos 1920 e em 1958 foi inaugurada a última extensão, entre o Alto de S. João e a Rua Madre de Deus através da Av. Afonso III.
Nesse mesmo ano, a rede de eléctricos totalizava uma extensão de 145 quilómetros, divididos por 39 carreiras.
«Durante 43 anos o eléctrico foi, efectivamente, o único meio de transporte público da cidade de Lisboa. Depois de vencidas algumas resistências iniciais, a população aderiu em massa à sua utilização, sendo o meio de transporte por excelência da grande maioria dos lisboetas, de todos os estratos sociais, desde o presidente da República, Teófilo Braga, até aos operários a caminho dos seus locais de trabalho», contou Luís Vale.
À medida que novas linhas iam sendo inauguradas, outras iam sendo suprimidas, mantendo-se apenas cinco percursos dos inaugurados entre 1901 e 1991. Foram décadas de expansão que fizeram destes veículos amarelos um ícone tradicional da capital.
«Podemos afirmar que o serviço de eléctricos não só acompanhou sempre o desenvolvimento da cidade como até, em muitos casos, o antecipou», concluiu o responsável.
Hoje em dia, a frota de rede de eléctricos da Carris é constituída por 65 carros eléctricos, três ascensores (com seis veículos) e o Elevador de Santa Justa (com duas cabines).
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