Avançar para o conteúdo principal

Dia dos Avós

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Os Padroeiros dos Avós
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro de Taizé em Milão (1998/1999)

Taizé: cem mil jovens Cem mil jovens de todos os países europeus invadiram a cidade de Milão nos últimos dias de 1998, onde se realizou o 21º Encontro Ecuménico Europeu da Comunidade Taizé. Chegaram servindo-se de todos os meios de transporte, provenientes de todos os países da Europa, Ocidental e do Leste e também de outros continentes. Em comum, traziam o empenhamento com que enfrentam, sem as evitar, as grandes questões sobre o sentido da vida e da morte, a felicidade e o sofrimento, o amor, a amizade, a paz. Estiveram unidos pela sinceridade com que procuram respostas adequadas às questões da sociedade actual e pela coragem de erguer o olhar e rezar. A oração foi, de facto, a principal actividade do programa de encontro, cujo início foi saudado pelo toque dos sinos de todas igrejas da diocese de Milão e por mensagens de bons votos enviadas pelo Secretári-Geral das Nações Unidas, pelo Papa, pelo Arcebispo de Milão, pelos Patriarcas de Constantinopla e de Moscovo e pelo Arcebispo...