terça-feira, 21 de junho de 2011

Solstício de Verão

O dia de amanhã será o mais longo do ano – data em que se assinala o Solstício de Verão e o início do Verão. Na astronomia, o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Este acontecimento ocorre duas vezes por ano: em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano.

Para assinalar a data, a agência Ciência Viva organiza uma visita ao Pavilhão do Conhecimento - para participar numa série de actividades gratuitas que giram em torno do astro-rei. Das 11h às 14h, decorrerá uma actividade que permitirá criar o seu próprio relógio e descobrir como é possível medir a passagem do tempo observando a posição do Sol.

Ainda por ocasião do solstício de verão, o túmulo megalítico de Santa Rita, com cinco mil anos, vai ser palco de «O Espectáculo -- Uma Ópera Grelhada», anunciou a Câmara de Vila Real de Santo António.

No equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. A cada 24 horas que passam, os dias vão sendo mais longos e a duração das noites vão encurtando, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

No hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul de "verão austral". O primeiro tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece geralmente a 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro.

O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece por volta de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, a 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

Sem comentários: