Avançar para o conteúdo principal

Solstício de Verão

O dia de amanhã será o mais longo do ano – data em que se assinala o Solstício de Verão e o início do Verão. Na astronomia, o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Este acontecimento ocorre duas vezes por ano: em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano.

Para assinalar a data, a agência Ciência Viva organiza uma visita ao Pavilhão do Conhecimento - para participar numa série de actividades gratuitas que giram em torno do astro-rei. Das 11h às 14h, decorrerá uma actividade que permitirá criar o seu próprio relógio e descobrir como é possível medir a passagem do tempo observando a posição do Sol.

Ainda por ocasião do solstício de verão, o túmulo megalítico de Santa Rita, com cinco mil anos, vai ser palco de «O Espectáculo -- Uma Ópera Grelhada», anunciou a Câmara de Vila Real de Santo António.

No equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. A cada 24 horas que passam, os dias vão sendo mais longos e a duração das noites vão encurtando, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

No hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul de "verão austral". O primeiro tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece geralmente a 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro.

O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece por volta de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, a 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters