domingo, 14 de novembro de 2010

Sementes de Linhaça

A linhaça é a semente do linho, uma planta pertencente ao gênero Linum na família Linaceae. Ela é nativa da região que se estende do leste do Mediterrâneo até a Índia e foi provavelmente domesticada primeiro no Oriente Médio. A linhaça foi muito cultivada no Egito Antigo, tanto por causa da suas sementes quanto por suas fibras.

Sementes de linhaça
As sementes de linhaça são de duas variedades básicas, marrom ou amarela, com a maioria dos tipos tendo valores nutricionais similares e mesmas quantidades de ômega-3, que é considerado um tipo de gordura saudável. Das sementes de linhaça é produzido o óleo de linhaça, um dos óleos comerciais mais antigos. Cem gramas de semente de linhaça fornecem em torno de 450 kcal, 41 gramas de gordura, 28 gramas de fibras e 20 gramas de proteínas.

As sementes de linhaça integrais são quimicamente estáveis, de modo que podem ser armazenadas por pelo menos 4 meses em temperatura ambiente com poucas alterações no odor e sabor. Já as sementes de linhaça processadas podem ficar rançosas è temperatura ambiente em até uma semana. Consumo excessivo de sementes de linhaça pode provocar diarréia.

Possíveis benefícios médicos da semente de linhaça
As sementes de linhaça contêm altos níveis de lignanas e ômega-3. As lignanas podem beneficiar o coração, têm propriedades anti-câncer e estudos em camundongos descobriram redução no crescimento de certos tipos de tumores. Estudos iniciais sugerem que sementes de linhaça na dieta poderiam beneficiar pessoas com alguns tipos de câncer de mama e de próstata. A semente de linhaça pode também diminuir a gravidade da diabetes ao estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Há algum apoio para o uso de sementes de linhaça como laxante devido à sua grandes quantidade de fibras, porém seu consumo excessivo sem líquidos pode resultar em bloqueio intestinal. O consumo de grandes quantidades de sementes de linhaça podem prejudicar a eficiência de alguns medicamentos por causa da sua grande quantidade de fibras.

Sem comentários: