Receber a visita particular de um Doutor Palhaço é uma experiência fantástica e muito especial para uma criança. Quando um palhaço entra num hospital é um evento tão inesperado que transporta as pessoas automaticamente para o momento presente. É esta a nossa maior dádiva, porque nesse espaço mágico tudo é possível.
Entretanto é importante lembrarmos que um hospital não é um circo…e para poder estar perto da criança hospitalizada o artista terá que adaptar as regras do seu jogo e agir em perfeita consonância com o trabalho dos profissionais de saúde, o ambiente e o público para o qual se dirige. Assim, o Doutor Palhaço surge como uma nova profissão, uma especialização do trabalho do palhaço. Um profissional que não é nem um terapeuta nem um palhaço comum. Uma arte que exige uma profunda capacidade de perceber o outro o seu ambiente e improvisar a partir disto. Não existe show, não existe o grande público. É uma conexão humana, um momento de cada vez, um paciente de cada vez, um coração de cada vez...
“Para ser um bom Doutor Palhaço não basta criar momentos de alegria, você tem que ser a alegria. É a alegria que vem do coração, é a alegria em movimento"
Patch Adams
As regras do jogo: Actuar de Improviso - A abordagem dos Doutores Palhaços - Visitas Regulares e Sistemáticas - A Desdramatização dos Procedimentos Hospitalares - Potenciar o Riso
Formação: Um Doutor Palhaço além de dominar as técnicas artísticas tem também formação específica sobre o espaço hospitalar e a criança.
Processo selectivo: As nossas selecções acontecem em média a cada dois anos e são divulgadas através do nosso site.
Código de ética: O bem estar das crianças com quem trabalhamos é a nossa prioridade.
Comentário: Adorei a reportagem ontem.
"A coisa mais bonita que podemos receber, é um sorriso de uma criança..."
Sem comentários:
Enviar um comentário