quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Anis-estrelado

Planta herbácea, de caule oco, folhas dentadas, flores brancas e frutos peludos é da família da magnólia. Quando seco possui cor marrom e sabor picante. São usados como condimento o caule, as raízes e sementes do anis, além de seu óleo essencial.

É uma bonita vagem em forma de estrela, utilizada nos pratos chineses clássicos e tem um sabor adocicado e anisado, mas algo picante. Utilizar em peixe estufado e purés- de legumes de raízes, e com couve, alho francês e abóbora. Nativo da Ásia Oriental, o anis-estrelado foi levado para a Europa no século 19, por Lorde Cavendish, quando era usado na água de cozimento de frutos do mar, como forma de evitar o envenenamento por esses alimentos.

O aroma e o sabor das sementes do anis-estrelado são semelhantes aos das sementes de erva-doce, embora mais fortes. Seu óleo essencial é o mesmo da erva-doce. Tem propriedades anti-séptica, expectorante, estimulante e digestiva. O anis-estrelado é bastante usado na cozinha chinesa e vietnamita para aromatizar carne de porco e pato e no tempero de sopas à base de carne.

Os chineses costumam adicionar as sementes moídas para aromatizar o chá. O anis-estrelado é um dos ingredientes do tempero chinês conhecido como “cinco especiarias”. No Ocidente, é usado em doces, biscoitos e no preparo de licores, como o Anisete e o Absinto. As sementes podem ser usadas em tortas, peixes, ensopados, queijos, massas e doces.

Também servem para aromatizar bebidas alcóolicas. O chá de anis também é bastante apreciado, principalmente por ser calmante e auxiliar na digestão

Sem comentários: